Buscando evolução do setor, profissionais das mais diferentes áreas de atuação convergem para melhorias e aperfeiçoamento neste segmento. Conversamos com especialistas, que compartilharam suas opiniões e contribuíram nesta matéria.
2023 será marcado por uma série de tendências, as quais podemos listar:
- Produção e comercialização em cadeias curtas
- Negócios regenerativos e com foco na sustentabilidade
- Permacultura e cultivos agroecológicos
- Produção limpa e uso de biológicos
- Hortaliças diferenciadas, coloridas e colheita jovem
De acordo com o Rony da Silva, Dr. e Professor de Olericultura no Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul-SC, os tomates dos segmentos Saladetes e Minitomates são os mais procurados pelos consumidores, em diferentes regiões.
“Na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é notável a têndência na olericultura, com destaque aos produtos diferenciados, com atributos que valorizem as características como grau brix, conferindo maior concentração de açúcar/sólidos solúveis, e consequentemente, o sabor dos frutos. Isto agrega valor à área culinária, os produtos como cucurbitáceas e solanáceas”, salienta Rony.
Tomates diferenciados e especiais, em diferentes segmentos
“Nas áreas produtivas onde são feitos cultivos sucessivos das mesmas espécies, por exemplo as solanáceas, podem trazer alguns desafios no manejo fitossanitário. Para evitar danos no cultivo, a pesquisa desenvolve testes com enxertia e uso de porta-enxertos resistentes à doenças de solo, por exemplo”. Com isso, são obtidos frutos de melhor qualidade, diminuindo impactos de solo e doença, o que resulta em melhores condições de campo.
“Os produtos coloridos, mini e microverdes, tidos como goumet, têm alta aceitação em lanchonetes, lancherias e restaurantes”
Rony da Silva
Horticultura de qualidade
Conversamos com Henrique Carvalho, Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, que demonstra confiança no cenário para o ano vigente.
“Para 2023, o cenário nacional tem uma tendência a fortalecer consideravelmente o trabalho da agricultura familiar, da sustentabilidade ambiental e com isso o trabalho em cultivos orgânicos e agroecológicos. Elevação de qualidade, de produtividade e de assertividade nas atividades do agro e horticultura, de forma geral.”
Henrique Carvalho
Mais sobre o mercado de sementes
No mercado de sementes, as tendências para o novo ano são apontadas de acordo com diferentes fatores, desde ambientais, climáticos, questões comportamentais, mercadológicas pós pandemia de Covid 19 e percepções sobre mudanças de hábitos. Conversamos com Andrei Santos, Diretor de Planejamento da ISLA Sementes, que nos contou as 5 tendências na visão da empresa, que é pioneira no segmento de sementes de hortaliças no Brasil, atuante há 67 anos.
Super alimentos ou super foods
Alimentos naturais, sejam frutas ou hortaliças, consumidos frescos. Além dos benefícios nutricionais, com atributos organolépticos, também possuem maiores teores de vitaminas e sais minerais. Alto destaque para os microverdes, que apesar de ser uma tendência, já é uma realidade, cultivados por mais de 500 horticultores no país.
Sabor como fator relevante na escolha do consumidor
Textura, cheiro, coloração e outros atributos que fazem com que o alimento seja mais atrativo e mais saboroso. A linha de mini abóboras, quiabos, acelgas, rabanetes, berinjelas e muitas outras que fazem parte da linha super sabor.
Conveniência e praticidade
Os hábitos das famílias mudaram nas últimas décadas, modificando a dinâmica da divisão do tempo em casa, no trabalho ou em deslocamento, por exemplo. Uma das formas de buscar equilibrar esta nova rotina e fazer bom uso do tempo livre, é através de alimentos práticos e que tenham benefícios na hora do preparo.
Orgânicos
Segmento que teve forte valorização nos últimos dois anos, segue em evolução, tanto no mercado de sementes quanto na outra ponta, ou seja, no mercado consumidor. Seja em cidades do interior ou em grandes centros urbanos, os alimentos orgânicos são cada vez mais procurados e bem aceitos. Pensando nisso, a ISLA segue ampliando sua linha de sementes com certificação orgânica.
Adaptabilidade climática
Atendendo aos diferentes climas do país, a empresa busca desenvolver variedades com genéticas que atendam às condições edafoclimáticas de diferentes regiões.
“Além disto, os produtos são selecionados à campo, priorizando as premissas básicas de resistências às doenças de plantas e que tenham rusticidade em condições adversas, como seca ou baixa fertilidade do solo, por exemplo.”
Andrei Santos
Para adquirir hortaliças de qualidade e alto desempenho, visite o site da ISLA Sementes.
genildo
bom dia tenho interesse em saber mais sobre o assunto. obrigado
SAC Canal do Horticultor
Maravilha Genildo! Durante este ano, vou trazer mais conteúdos sobre tendências e novidades para horticultura.