A crotalária, uma planta pertencente ao gênero Crotalaria da família Fabaceae, tem se destacado como uma aliada valiosa, melhorando o solo para cultivo de lavouras de hortaliças.
Você já conhece esta espécie? Nesta matéria, falamos de suas características e os principais benefícios no cultivo.
A crotalária apresenta propriedades agrícolas notáveis que a tornam uma escolha estratégica para práticas sustentáveis em diferentes tipos de cultivo.
Conheça os benefícios:
1. Por ser uma planta leguminosa, quando em conjunto com bactérias presentes, atua na fixação de nitrogênio no solo. Isso pode ajudar a melhorar o nível do nutriente na área para as culturas que serão plantadas em seguida.
2. Planta de cobertura com alta produção de biomassa, ou seja, eficiente na proteção contra chuvas, ventos, amplitude térmica do solo e condições para estabelecimento de matéria orgânica do solo.
3. Por ter raízes eficientes na absorção de água em camadas de até 50cm, pode ser uma boa alternativa em áreas de regeneração por seca ou em consórcio com outras espécies de diferentes sistemas radiculares.
4. Atua no controle de plantas daninhas, devido à ação de competição, suprimindo o crescimento das intrusas, reduzindo assim a concorrência por nutrientes, água e luz solar.
5. Suas flores são atrativas para polinizadores, como abelhas, contribuindo para a biodiversidade e favorecendo a polinização de outras culturas na região. Uma dica é realizar o corte para secar a parte verde antes da formação das sementes, quando as vagens ainda estão tenras, algumas semanas após o início da floração, para que não haja competição nos cultivos desejados nos próximos ciclos.
6. Algumas espécies de crotalárias, como a Crotalaria Spectabilis, têm propriedades nematicidas. Os compostos produzidos pelas crotalárias têm efeitos tóxicos ou inibidores sobre os nematóides, reduzindo assim os danos causados às culturas por esses parasitas.
A crotalária tem o potencial de agregar técnicas que não agridem ao meio ambiente e agregam ainda mais valor ao seu cultivo. Leia mais sobre adubação verde e outras alternativas clicando aqui.
Bernadete
Atrai libélulas , combatem o mosquito da dengue, comendo suas crias