Empresas se unem e ampliam atuação no mercado da horticultura da América do Sul
Por intermédio da Sakata Seed Corporation, em 19 de outubro de 2023, a Sakata Seed Sudamerica concluiu as negociações e adquire na totalidade as quotas da ISLA Sementes.
A partir dessa negociação, a ISLA Sementes, fundada em 1955 e líder no mercado de sementes para hortas domésticas e pequenos horticultores, consagra seus quase 70 anos de história e amplia sua relevância no mercado da horticultura, fomentando toda a cadeia da alimentação saudável no Brasil e América do Sul.
“A Sakata tem muita sinergia com os valores que difundimos na ISLA: apaixonados pelo universo das sementes, através de qualidade, confiabilidade e serviço, o grupo trabalha com esta paixão para desenvolver sementes de flores que proporcionem tranquilidade às pessoas e vegetais que as alimentem, contribuindo para a melhoria do estilo de vida e da cultura das pessoas em todo o mundo.”, afirma Diana Werner, presidente da ISLA Sementes. “O espírito desse lema fortalece nossa missão de ampliar o acesso a sementes de hortaliças para toda a população, seja através das hortas domésticas ou do pequeno produtor, e nos motiva profundamente para atingirmos de forma mais consistente e relevante todos os objetivos para o futuro que acreditamos.”
A Sakata Seed Sudamerica – fundada no Brasil como Agroflora (em 1968) e posteriormente incorporada ao Grupo Sakata (em 1994) – com 55 anos de história e atuação em toda a América do Sul, acredita que essa aquisição resultará em mais eficiência e exponencialidade das operações nos mais diversos nichos de mercado da horticultura e floricultura. A Sakata Seed Corporation, japonesa, sediada em Yokohama, completa em 2023, 110 anos de história. Com sede em 23 países, tem sua marca atuando em 170. Ao longo da sua trajetória, o que permaneceu inalterado foi a paixão por sementes, que hoje representa os valores da empresa nas próprias letras da palavra PASSION (Paixão em inglês) sendo People (Pessoas); Ambition (Ambição na pesquisa e desenvolvimento); Sincerity (Sinceridade); Smile (Sorriso); Innovation (Inovação); Optimism (Otimismo); Never give up (Nunca desistir).
As duas empresas e marcas seguirão operando de forma independente, primando, cada qual, pela gestão de seus portfólios de produtos, de seus colaboradores, clientes e fornecedores. Com o desafio de acelerar o crescimento nessa nova fase, sob o direcionamento da Sakata, o atual grupo de liderança da ISLA Sementes, composto por Diana Werner, Eduardo Puricelli e Andrei Santos, permanecerá à frente da gestão do negócio, garantindo a continuidade do importante trabalho que a empresa brasileira vem realizando há quase 70 anos junto aos pequenos agricultores e consumidores.
De acordo com Hiroshi Sakata, Presidente da Sakata Seed Corporation, “os intercâmbios nas diversas áreas entre o Brasil e o Japão, iniciados há mais de 110 anos, quando chegaram os primeiros imigrantes do Japão ao Brasil, contribuíram muito para o desenvolvimento agrícola no país. Como empresa japonesa, estamos muito gratos e orgulhosos desse espírito, que permanece o mesmo até hoje. Para o Grupo Sakata, que desenvolve, produz e vende sementes de hortaliças e flores mundialmente, os movimentos recentes no mercado global, especificamente o ilimitado potencial de regiões como a América do Sul, tornam este território muito importante e indispensável para o contínuo crescimento da companhia. Portanto, receber a empresa ISLA no Grupo Sakata é um passo importante para alcançar esse objetivo. Acredito que, junto com a ISLA, poderemos contribuir ainda mais para a indústria hortícola em escala global”, declara.
Para o CEO da Sakata Seed Sudamerica, Marcello Takagui, “essa nova formatação do Grupo Sakata na América do Sul deve trazer uma enorme melhoria na disponibilidade de nossa genética para os pequenos produtores por intermédio da expertise da ISLA Sementes com este público, assim como disponibilizar nossa vasta genética, líder em muitos segmentos de mercado, para o público que tem como hábito cultivar em casa o já consagrado portfólio da ISLA. Acreditamos que são inúmeras as oportunidades de sinergia entre as duas marcas, identificadas durante o período da negociação, o que trouxe para nós uma confiança enorme de como melhor ofertar nossos produtos e serviços para um público mais abrangente. O entusiasmo e otimismo de nossa equipe de gestão cresce a cada dia, pois visualizamos as grandes contribuições que podemos promover juntos pelo mercado”, pondera.
Diana Werner, Presidente da ISLA Sementes, conclui: “me sinto extremamente motivada com a nova fase que a ISLA viverá e com a oportunidade de continuar liderando este time incrível. O caminho de respeito e transparência que construímos até aqui certamente contribuirá muito com o desenvolvimento do mercado de sementes e projeção de sua relevância na cadeia da alimentação saudável. Admiro cada dia mais o Grupo Sakata que, além de excelência em genética, possui impressionante produção de sementes, relacionamento impecável com o mercado e altíssima capacidade de desenvolver as pessoas ao seu redor. Nosso propósito de atender com qualidade o pequeno produtor, a agricultura familiar e as hortas sai fortalecido e continuará contando com toda a minha energia e dedicação”.
Nossas equipes estão à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e, em breve, entraremos em contato com nossos clientes e parceiros para detalhamento sobre essa importante transação comercial.
Cordialmente,
Hiroshi Sakata– Presidente da Sakata Seed Corporation
Marcello Takagui – Presidente da Sakata Seed Sudamerica
Diana Werner – Presidente da ISLA Sementes