Dos dias 19 a 20 de setembro está acontecendo o 7º Seminário Nacional de Tomate de Mesa, em Campinas- SP. O evento reúne os representantes da cadeia produtiva do tomate de mesa para compartilhar informações sobre os avanços tecno-científicos, as tendências e os desafios futuros para a cultura do tomate de mesa numa perspectiva brasileira e internacional. O foco é a produção desta hortaliça do campo à mesa, com ênfase nas boas práticas agrícolas, buscando sempre melhores alternativas de produção aliadas à sustentabilidade.
A ISLA Sementes está participando do evento com o intuito de aprofundar cada vez mais os conhecimentos da cadeia do tomate como um todo, podendo, desta forma, influenciar em uma alimentação mais saudável para os brasileiros através de sementes de alto potencial. A participação tem como foco compreender a fundo novas tecnologias, sistemas e temáticas que circundam desde a produção até a comercialização desta cultivar.
7º Seminário Nacional de Tomate de Mesa aborda alimentação saudável
De acordo com Claudio Nunes, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da ISLA Sementes, o destaque do 7º Seminário Nacional de Tomate de Mesa é a preocupação quanto a produção saudável e o desenvolvimento de alimentos cada vez melhores. Tópico que está sendo abordado desde a visão técnica até a visão produtiva, passando pelo varejo.
Todos os elos da cadeia alimentícia se mostram empenhados na entrega de produtos saudáveis e de boa qualidade para o consumidor. “Na cadeia alimentícia como um todo não há crescimento da área cultivada, mas a preocupação em agregar valor, trazer produtos novos e diversificar, gerando impactos positivos na mesa do consumidor”, ressalta Claudio.
E pensando nisto a ISLA Sementes está trazendo dois novos tomates para o mercado, o Catânia e o Sicília. Além deles se destacam as variedades Enzo e Pietro, que também contribuem para a diversificação nas refeições e o aumento no consumo de hortifrúti.
O principal diferencial do Catânia, além da coloração alaranjada, é o altíssimo nível de doçura, com grau brix variando entre 10 e 11, o mesmo nível encontrado em melancias
Conforme o relato de Claudio, as projeções futuras para este segmento são positivas, capazes de tornar os hábitos de consumo mais conscientes e saudáveis, e, consequentemente impactar na saúde do brasileiro. “O mercado no Brasil está cada vez mais aberto, buscando mais variedades e produtos que sejam saudáveis. O consumidor pode ter certeza que será beneficiado”, avalia.
O Tomate Pietro apresenta alta capacidade produtiva, e demonstrou ótima adaptação nas principais zonas produtoras do país
O evento também contará com discussões sobre outros temas a respeito do tomate, hortaliça que é a líder de produção no Brasil. Ele contará com a participação de palestrantes de renome, conhecedores do que tem de melhor em tecnologia e ciência na produção de tomate de mesa. Dentre os assuntos do evento também serão abordados: manejo de doenças e pragas, técnicas de cultivo em ambiente protegido e em condições campo, mecanização das operações de cultivo, adubação, uso racional de insumos, marketing para alavancar consumo, comercialização e distribuição. Confira a programação completa aqui!
Com frutos tipo uva e planta de crescimento indeterminado, o Tomate Sicília tem coloração amarelo-ouro e alto nível de doçura, com brix que pode chegar a 9 graus
O Tomate Enzo é um hibrido do tipo italiano com frutos alongados e de excelente sabor. Se destaca pela resistência a Verticillium(V), Fusarium 3, TYLCV e TMV
As sementes podem ser adquiridas online em www.isla.com.br ou pelo 0800 709 5050