Hortaliças embaladas: uma tendência da horticultura

O tempo tornou-se artigo escasso. A necessidade das pessoas em adquirir alimentos fáceis e rápidos de preparar, mantendo, contudo, as características muito próximas do produto em in natura fazem das hortaliças minimamente processadas (embaladas para o consumo imediato) uma tendência que ganha mais adeptos a cada dia.

Além disso, nos últimos anos, os consumidores estão mais preocupados quanto à escolha dos alimentos. Como as frutas e hortaliças são fundamentais na dieta alimentar, o consumo desse tipo de alimento tem aumentado. Em supermercados e feiras é cada vez mais comum encontrar frutas e verduras já lavadas, higienizadas e embaladas, prontas para o consumo.

hortaliças

De modo geral, os vegetais minimamente processados, ou as saladas prontas têm tido crescente aceitação, particularmente nos grandes centros urbanos, por atenderem adequadamente aos requisitos contemporâneos de alimentação saudável, com praticidade e segurança. O consumidor pode adquirir o produto e consumi-lo imediatamente ao chegar em sua residência, poupando tempo. O grande apelo comercial decorre exatamente desta facilidade.

As hortaliças minimamente processadas passam por etapas como: lavagem, seleção, descasque, corte e sanificação e, depois de embaladas, são armazenadas sob refrigeração. Apresentam-se limpas, higienizadas, desprovidas de partes com danos mecânicos ou biológicos e embaladas de forma a facilitar o consumo, poupando, portanto, o consumidor de executar uma série de procedimentos, caso viesse a adquirir o produto em seu estado primário.pronto

Vantagens para o consumidor
· Praticidade no preparo dos alimentos;
· Manutenção das características sensoriais e nutricionais do vegetal fresco;
· Alta qualidade sanitária;
· Possibilidade de rastreabilidade

Vantagens para o horticultor
· Agregação de valor ao produto;
· Produção e distribuição mais racionais;
· Maior vida útil das hortaliças
· Menos perdas durante o transporte e manipulação do produto
– Reforço de marca por meio da divulgação nas embalagens

Saiba mais com este episódio pro programa Comunidade Hortifrúti:

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