Entre as cucurbitáceas, as abóboras apresentam diferentes variedades usadas na alimentação, muitas também apresentam potencial para uso ornamental, devido ao formato e características de casca colorida, por exemplo.
Nesta matéria vamos mostrar algumas destas abóboras e também te inspirar a cultivar e consumir variedades diferentes. Confira:
Preservando a biodiversidade
As abóboras possuem polinização aberta e com isso, os frutos de um cruzamento podem receber pólen de diferentes “pais”, gerando uma população heterogênea e com inúmeras diferenças entre si.
Para a obtenção de frutos com características desejadas, são selecionados os frutos com melhor qualidade, separadas suas sementes, e após o cultivo e cruzamento, obtém-se os frutos de uma nova geração, com novas características, combinadas. São infinitas as possibilidades de apresentação de frutos de abóboras, como vemos na imagem abaixo.
Formato, cor da casca, textura da casca de frutos de abóboras ornamentais (Pelotas, UFPEL, 2012).
Ciência e cultura andando juntos
A busca por abóboras mais adaptadas em diferentes condições de clima, com sabores preservados e resistência a doenças são alguns dos pilares das variedades modernas. Além disso, vale destacar o papel cultural das abóboras, já que são largamente consumidas no país, extremamente nutritivas, onde muitas apresentam ótima resistência ao transporte e armazenamento, entre outros atributos interessantes nesta cadeia produtiva.
Curiosidades como em países frios se dividir em Aboboras de verão (as que se consomem logo após a colheita) e as de inverno (ué toleram ficar guardadas para o consumo nos meses frios)
Entre os atributos buscados por consumidores, estão a textura macia, coloração vibrante, rendimento de polpa e sabor. Leia mais neste trabalho publicado na Revista Horticultura Brasileira.
O céu é o limite
Há variedades de rama e de tronco, o que permite cultivo em consórcio com outras hortaliças, por exemplo. Além disso, o tutoramento permite que a planta tenha melhores condições sanitárias, pela condução das ramas amarradas em fitilhos, telas ou cercas.
A técnica de tutoramento também garante melhor circulação de ar no dossel, o que proporciona o menor ataque de doenças quando comparado ao sistema tradicional. Isto ocorre principalmente em épocas de temperaturas elevadas e alta umidade do ar, facilitando os tratos culturais e a colheita.
Esta técnica também permite a colheita escalonada dos frutos e flores, quando usadas na gastronomia, agregando valor aos cultivos.
Mais diversidade para a sua produção
As sementes de abóboras com inúmeros formatos, colorações, tamanhos e colorações, para consumo em diferentes finalidades podem ser encontradas
FORMATO DE DISCO
FORMATO DE CORAÇÃO
ABOBRINHAS DO TIPO ESPAGUETE
ABÓBORAS GIGANTES
Abóbora Atlantic Gigante, colhida na cidade de Garibaldi-RS, com mais de 29 Kg. (Foto: Rodrigo Meier, produtor Gilberto)
Abóbora Atlantic Gigante em feira de SC, com 70 Kg
Abóboras: da horta ao prato
Para aproveitar tamanha diversidade e sabores incríveis, que tal experimentar boas receitas? Para conhecer deliciosas receitas com abóboras, acesse o blog Vamos Comer Melhor.
Para mais informações referentes ao cultivo de abóboras, acesse nossas outras matérias, clicando aqui.
Conheça outras variedades disponíveis no catálogo da ISLA: www.isla.com.br
Ivan Lucas Mohr
Ótima, reportagem muito bom conteúdo.
Sou plantador de abóboras
Manual de Roça
A abóbora é uma das hortaliças mais versáteis, pois oferece uma variedade de formas e cores, e sua polinização aberta permite a obtenção de frutos de características diferentes. É uma planta muito resistente, que pode ser cultivada em praticamente qualquer lugar, e além de seu sabor único, é também muito nutritiva.
A possibilidade de obtenção de frutos com características desejadas é muito interessante, pois permite a criação de novas variedades, com novas texturas, pesos, sabores e tamanhos. A partir da seleção de frutos de qualidade, é possível criar abóboras ideais para diversos tipos de receitas, e esse processo é muito interessante para quem está em busca de novos sabores e texturas.
Em suma, a abóbora é uma hortaliça surpreendente, pois oferece uma variedade quase infinita de possibilidades. Além disso, é também muito fácil de cultivar, tornando-a ainda mais atrativa para quem deseja experimentar novas combinações de sabores e texturas, e também para quem deseja obter frutos de qualidade para melhorar as suas receitas.
Aristeu Franco Jr
Quando eu era criança minha mãe fazia dice com uma abóbora com formato de moranga pequena e coloração escura.
O detalhe éra que a casca desta moranga era muito dura e mesmo depois de cozida e adocada na calda se mantinha dura possibilitando que vivêssemos o doce na casca raspando até o final na casca dura. Era uma delícia. Infelizmente já procurei muito esta espécie sem sucesso.
SUELI A CABRERA
gostaria obter informaçoes sobre cultivo em estufa da abobrinha brasileirinha. hoje usada em conservas
e se cultivada ano todo.
OBRIGADA
SUELI
SAC Canal do Horticultor
Olá, Sueli!
A Abóbora Brasileirinha tem como característica principal sua coloração belíssima verde e amarela.
A planta produz ramas, onde no cultivo protegido podes usar a técnica de tutoramento que garante melhor circulação de ar, o que proporciona o menor ataque de doenças quando comparado ao sistema tradicional e facilita colheita e também maior número de plantas, já que as ramas vão ser conduzidas.
Importante no sistema protegido é a polinização, se sua estufa tiver abertura nas laterais os agentes polinizadores vão ter acesso as flores, caso tenha telas nas laterais, você precisa fazer polinização manual.
Se precisar de maiores informações, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].
Confira outras informações em conteúdos relacionados.
POLINIZAÇÃO DE ABÓBORAS – https://canaldohorticultor.com.br/polinizacao-de-aboboras/
PRINCIPAIS DÚVIDAS NO CULTIVO DE ABÓBORAS – https://canaldohorticultor.com.br/principais-duvidas-no-cultivo-de-aboboras/