Vem aí o 56º Congresso Brasileiro de Olericultura

O 56º Congresso Brasileiro de Olericultura, a ser realizado de 01 a 05 de agosto de 2022, em Bento Gonçalves, RS, tem como objetivo congregar os profissionais do Ensino, da Pesquisa, da Assistência Técnica e da Extensão Rural, além de estudantes, agricultores, produtores rurais, instituições e empresas que têm a olericultura e as plantas medicinais, aromáticas e condimentares como interesse comum.

Conversamos com a Professora Tatiana da Silva Duarte, que faz parte da comissão organizadora, para saber mais sobre a edição deste ano.

Qual o tema do evento?

O tema escolhido para o 56º CBO é Tecnologias sustentáveis e cadeias curtas na produção de hortaliças. Serão debatidos assuntos importantes para o setor sob três eixos: novas tecnologias, sustentabilidade da produção e organização das cadeias produtivas.

Pode nos contar um pouco sobre a expectativa para o evento deste ano?

O evento deve aproximar os profissionais envolvidos com a atividade de produção de hortaliças, de plantas medicinais, aromáticas e de condimentares, assim como de plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANC. Será um evento voltado ao ensino, pesquisa e extensão, tanto do setor privado como público, mas também aos demais integrantes desta cadeia como produtores e empresas do ramo.

Esperamos mais de 800 pessoas do Brasil e países Latinos com mais de 300 trabalhos científicos e de extensão sendo apresentados durante o evento. Sendo, portanto, uma oportunidade única de troca de saberes entre os integrantes do setor. 

Este evento nunca foi sediado anteriormente no estado do Rio Grande Sul, que se destaca na produção de importantes culturas oleráceas.

Qual a importância da participação de horticultores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos na cadeia da olericultura?

É de extrema importância para o desenvolvimento do setor, pois este evento trará inovações tecnológicas a partir das palestras, trabalhos apresentados e dos estandes das empresas. 

Quais os objetivos da comissão organizadora para a 56ª edição do evento?

O principal objetivo é proporcionar um evento para que todos os integrantes da cadeia produtiva de Hortaliças se sintam contemplados com as palestras, mini-cursos e debates propostos durante o evento. Esperamos que conheçam o estado da arte da ciência e do desenvolvimento tecnológico quanto a produção de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares e das PANCs, a partir dos trabalhos apresentados no evento. E com isso, apresentar ao Brasil o potencial da pesquisa e da extensão no setor, na atualidade. Sendo, portanto, uma ótima oportunidade de atualização dos profissionais, e que esta gere avanços no setor em todo o Brasil.

Sobre as inscrições: 

Até 31/07/2022 – Inscrição com Desconto

De 15/01/2020 a 15/05/2022 – Submissão de Trabalhos – ÚLTIMA DATA

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.