Participação da ISLA na 20º Itaipu Rural Show estimula o mercado de hortaliças

Pelo terceiro ano consecutivo a ISLA marcou presença no Itaipu Rural Show, que ocorre em Pinhalzinho-SC. Organizado pela Cooperativa Regional Itaipu dos dias 24 a 27 de janeiro, a 20ª edição do evento contou com 59.500 visitantes. Nela, participantes puderam conhecer as novidades e tendências do mercado, além de técnicas de manejo que podem garantir melhores resultados em suas produções.

 
Nas imagens você confere a equipe da ISLA Sementes e o movimento no setor de hortaliças da 20ª Itaipu Rural Show 

Neste ano, o setor de hortaliças contou com uma nova e moderna infraestrutura. A área de estufas totalizou 720m² mais 150m² de telado, onde além de conhecer novos materiais os produtores puderam conferir o trabalho do cultivo em solo, substrato (semi-hidropônico) e hidropônico, além de técnicas como a de mulching e cultivo em slabs, e os benefícios de telados e do cultivo protegido.

Para Sandro Rezende, que coordena o setor de horticultura da Itaipu Rural Show e trabalha há dez anos no evento, a parceria com a ISLA vem agregando muito para os produtores da região. “O evento vem evoluindo ano pós ano, especialmente pela parceria tão importante que fechamos com a ISLA, que vem aumentando a diversidade de produtos”, revela. De acordo com ele, a nova estrutura também impactou positivamente no evento. Atualizada, ela demonstra aos produtores que aliando sementes de alto desempenho e estruturas inovadoras, é possível alcançar resultados mais satisfatórios.


ISLA esteve presente apresentando mais de 40 variedades de hortaliças de alto desempenho 

“O evento impacta os produtores aqui do oeste de Santa Catarina porque os produtores vêm ver isso na prática e acabam até se interessando em entrar na atividade. E quanto aos consumidor final, ele vê os resultados no campo e acaba querendo cultivar ou consumir, só por ver a qualidade do produto que a gente conseguiu produzir aqui na Estação”, resume Rezende.


Zeneider Ggini, de Tenente Portella, e o cultivo de Feijão-Vagem Xaxá

O caso de Zeneider Ggini ilustra bem esta fala. Em 2017 ela participou do evento e adquiriu sementes do Feijão-Vagem Xaxá. Neste ano, voltou à feira satisfeita com os resultados do material e interessada em adquirir mais sementes e conhecer novos produtos. “Gostei muito, ele deu muito bem e rendeu. Compartilhei com uma cumadre as sementes e ela também gostou! Esse feijão-vagem é muito bom, muito massudo e rende bem mais”, expõe. Na hora de consumir, Zeneider indica o preparo de  refogados, ensopados e até mesmo conservas com a variedade.

Acontecimentos como a Itaipu Rural Show são um estímulo para produtores locais, que conhecem novas oportunidades para empreender. O gerente de vendas da Basso Pancotte de Santa Cataria, Rafael Carniel, destaca que a feira despertou a venda na região. “A partir do momento que o produtor olha para o que está sendo produzido aqui, pensa ‘nossa eu posso ter isso na minha granja. Se eles cultivam aqui, eu também posso’. E isso começou a abrir o mercado para produtor”, afirma, destacando que o número de vendas só vem aumentando.  “Se eu fosse resumir em uma palavra o trabalho feito seria: confiança. Pois o pessoal vem, consegue ver como são produzidas as hortaliças, o resultado. Consegue ver, tocar, experimentar os produtos, e essa parte é bem forte!”, resume.


 Abóbora Mini Jack, que cabe na palma da mão, é uma das tendências no mercado da horticultura


Além do diferencial no formato, mini pimentões Moke e Kaolin apresentam alta produtividade

Arno Pandolfo, presidente da Cooperativa Itaipu, destaca que nos vinte anos de Itaipu Rural Show, o hortifrúti é um dos destaques. “A presença da ISLA aqui dentro é muito importante, e a parte das estufas onde a ISLA está mostrando os seus produtos é a menina dos olhos de quem vem visitar a feira. É um setor muito bonito, muito agradável. O pessoal gosta demais, faz comentários maravilhosos do que enxerga dentro das estufas”, assinala.

Por dentro da participação da ISLA: Novos produtos e técnicas de manejo para garantir o  sucesso dos horticultores

Dentre as 40 variedades que foram apresentadas pela ISLA durante a feira, foram expostas novidades como: Mini Pimentões Híbridos Moke e Kaolin, o Tomate Híbrido Catânia e o Tomate Híbrido Sicília.

Outras variedades de tomates de alto potencial e Super Sabor, como mini italiano Sorbetto e o tomate do tipo grape Dolcetto, integraram o campo da ISLA no evento!

As variedades expostas tinham como objetivo apresentar novas possibilidades para os produtores, capazes de contemplar o paladar de diversos consumidores e atingir diferentes nichos de mercado.

Além de observar a performance dos materiais em campo, com o auxílio da equipe da ISLA os visitantes puderam conferir como são os materiais por dentro e as suas características mais marcantes quanto à textura, cor, produtividade, resistências e sabor!

Para complementar, no espaço foi possível conferir técnicas de manejo que garantem o melhor resultado para cada variedade, como a polinização manual para tomates e cultivo em rede para aumentar a produtividade de pepinos!

Informações sobre cultivo protegido e utilização de telados também estavam disponíveis para os visitantes, os estimulando a buscarem por investimentos que podem trazer resultados muito positivos para  as suas produções.

Complementando, sistemas como o hidropônico e semi hidropônico foram apresentados, além de técnicas como a de mulching e de cultivo em slabs.

Os destaques em venda representaram as novas necessidades dos consumidores, que buscam por alimentos diferenciados e mais saudáveis. Dentre eles, encontram-se os mini pimentões Moke e Kaolin, Abóbora Mini Jack, tomates Sorbetto, Sicília, Dolcetto e Enzo, Pimenta Ibiuna e Pimentões Triunfo, Sucesso e Proveito.  


Todo o ano a Cooperativa comercializa as hortaliças ao final do evento. Nesta edição a ISLA apresentou embalagem diferenciada, uma forma de agregar valor ao produto que foi aprovada pelos consumidores! 

Além de comprar as sementes, o público visitante pode adquirir os produtos por meio da Cooperativa Regional Itaipu. Através da participação da ISLA, a Cooperativa, especializada no setor forrageiro, recebeu ao longo dos anos novidades do setor hortifrúti, o que está intensificando o seu engajamento neste mercado, trazendo ainda mais benefícios e qualidade ao consumidor.

Para conferir mais acontecimentos e produtos apresentados na feira, não deixe de acessar esse link

 

Gostei(2)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!