A aquaponia é a junção da hidroponia (produção de vegetais sem solo) e da aquacultura (produção de organismos aquáticos, seja peixes ou qualquer organismo produzido em água). Nela é realizado o aproveitamento da água e do efluente da piscicultura, utilizados para para irrigar as plantas, e os produtores tem duas fontes de renda: a comercialização dos peixes e das hortaliças.
“É um sistema de recirculação, em que a água nunca é jogada fora. Ou seja, ela sai da produção de peixes, passa por um tratamento biológico (onde a matéria orgânica vinda dos peixes é transformada em nutrientes para as plantas), e é disponibilizada para as hortaliças, passa por suas raízes, é recolhida e volta para o tanque de peixes. Então é um sistema fechado de recirculação”, revela Fagner Tafarel, diretor comercial da AQP Brasil.
Confira o relato de Fagner Tafarel Campos de Sá, diretor comercial da AQP, e saiba como funciona um sistema de aquaponia:
Quer saber mais sobre os sistema e seus benefícios? Não deixe de acessar esse conteúdo!
André
Muito interessante, aquaponia pode mudar vários cenários e sem dúvida se transformar em uma força de trabalho e renda, trazendo assim o crescimento regional