Soluções Tecnológicas e Sociais são tema de Dia de Campo

A busca por alimentos mais saudáveis, com ênfase nas boas práticas agrícolas e melhores alternativas de produção, traz benefícios para produtores e consumidores. Uma das formas de alcançar estes resultados de impacto positivo é reunindo as diversas partes que compõe a Olericultura, expondo novas tecnologias, cultivares, produtos, práticas e fomentando a discussão sobre temáticas de relevância para o setor e para a sociedade.  Pensando nisto, a Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Agrocomapa e empresas do setor da Olericultura promoveram o  “Dia de Campo – Soluções Tecnológicas e Sociais para a Olericultura”, realizado na sexta-feira (29/09), em Maquiné.

O Dia de Campo, de grande importância para os produtores rurais, ocorreu na propriedade de Elton Bobsin, na Linha Solidão, Maquiné – RS. Ao todo, cerca de 400 agricultores e interessados na atividade de olericultura participaram. A família Bobsin recepcionou o público, abordando o histórico e a atual lógica de produção na propriedade. Durante o percurso pelas estações, empresas de sementes apresentaram plantas de variedades, linhagens e híbridos de olerícolas, brássicas e folhosas. O proprietário e produtor rural Elton Bobsin destaca que o evento é uma oportunidade para que os produtores se beneficiem a nível de qualidade, conhecendo exposições, técnicas e variedades que podem implementar em suas produções. Confira o relato de Elton Bobsin, que traduz a importância de acontecimentos como o Dia de Campo:

Nas estações da Emater-RS, foram apresentados o manejo nutricional de olerícolas, conservação de solo, saúde e segurança do trabalhador. O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foi destaque, assim como a parceria com a Centrais de Abastecimento do RS (Ceasa), no incentivo às Boas Práticas Agrícolas e Alimento Seguro. No vídeo você confere o relato do diretor técnico da Emater-RS, Lino Moura, que expõe a importância do Dia de Campo no incentivo à produção de alimentos seguros, que apresentam regularidade, qualidade e preços competitivos:

A região de Maquiné, que baseia 90% de sua economia na agricultura, também se beneficia de iniciativas como estas. De acordo com Sadi Quevedo, Sócio Gerente do Agrocomapa, o Dia de Campo recebeu produtores de todo o litoral gaúcho, e tornou possível para os produtores analisar e comprar diversos materiais em um único dia. Confira o relato na íntegra:

As trocas de experiências, informações e tecnologias são fundamentais no fomento ao conhecimento, e no campo não poderia ser diferente. O Dia de Campo é capaz de promover a comunicação entre produtores rurais, técnicos agrícolas, lojas agropecuárias, empresas e pesquisadores. E este ato é fundamental no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer o setor.

 ISLA Sementes no Dia de Campoequipe ISLA
A ISLA Sementes esteve presente integrando as exposições de empresas de sementes, e destacou novas tendências de mercado e variedades diferenciadas. Na ocasião apresentou para os produtores o Brócolis Strong, Repolhos Esmeralda, Blue Canyon e Star Red, Alfaces Mimosas Prado e Brava, Alface Crespa Palmas, Alface Lisa Gamboa e Alfaces Frisée Atalaia e Itauna. Destacou também a necessidade do maior consumo de frutas e hortaliças no Brasil, país de muita diversidade natural e com capacidade de explorar seus recursos com excelência, garantindo hábitos de uma alimentação mais saudável.

 

2 comentário em “Soluções Tecnológicas e Sociais são tema de Dia de Campo

  1. FelixAugustoSechin Reposta

    OláBoaNoite.
    Gratopelaoportunidade.
    Gostariadesaber:
    SEMENTESISLA,possuirevendasaquinointeriodoES?CidadeCastelo,Suldoestado.
    Queriasabercomoacessoparaverasvariedadesdesementes(umcatálogo)eosprocedimentoscntendoasinstruçõesbásica.
    Grato
    Felix

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *