30 tendências em hortaliças para 2017

Os consumidores buscam cada vez mais novas experiências gastronômicas, novas misturas, novas formas de preparo e novos sabores. Durante algum tempo o desenvolvimento de novas genéticas focou-se predominantemente na resistência a doenças e nas características de durabilidade pós-colheita. Entretanto nos últimos anos multiplicou-se o número de novos produtos cujo diferencial está no sabor. O horticultor que estiver atento a essas novidades pode se diferenciar no mercado por oferecer variedades ainda pouco conhecidas, porém com grande apelo junto ao público-final.

Pensando nessa nova realidade, selecionamos para você tomates, pimentões, abóboras, abobrinhas, berinjelas, alfaces, manjericões, melões e pimentas que são tendências de consumo para 2017! Veja a lista:

1. ABÓBORA MINI JACK
ref_055_nova_edited

Uma abóbora miniatura com sabor acentuado, ideal para ser preparada recheada e assada,  em buffets ou pratos individuais.A variedade produz em média 5 frutos por planta. Excelente conservação pós-colheita (em torno de 60 dias).

2. ABÓBORA MAJESTADE
ref_912 (2)_edited

Com uma polpa super saborosa, ótima textura e consistência, a Majestade é ideal para cozimento e produção de doces, tanto a nível industrial como caseiro. Esta é uma variedade altamente produtiva, seu ciclo dura em torno de 100 dias.

3. ABOBRINHA GIOCONDA
ref_901_edited

A Gioconda é uma abobrinha que chama atenção pelo formato redondo e sem estrias, sendo ótima para ser recheada. É excelente para produção em períodos de entressafra devido à sua alta produtividade e precocidade.

4. ABOBRINHA GIALLA
904_edited

A coloração ouro brilhante da Abobrinha Gialla cria um contraste especial com o caule verde escuro, valorizando os frutos na apresentação dos pratos.

5. ALFACE ATALAIA FRISÉE
928_edited

Com folhas espessas, frisadas, super crocantes e com talo adocicado, a Atalaia é uma alface visualmente atrativa e com alto potencial de mercado, inclusive no ramo de mini alfaces.

6. ALFACE ITAÚNA FRISÉE
929_edited

Frisée verde, com folhas espessas e frisadas, altamente crocantes e com excelente textura. Ótima variedade para fins gastronômicos devido ao seu alto potencial de mercado.

7. ALFACE BATAVIA CACIMBA
925_Batávia Cacimba_edited

Planta compacta e folhas macias de coloração roxo brilhante. Ótima para ser cultivada em em regiões de temperaturas baixas e amenas, já que é uma variedade muito tolerante ao
pendoamento e apresenta resistência a Míldio.

8. ALFACE BATAVIA JOAQUINA
926_Batávia Joaquina_edited

Planta de pequeno porte, com folhas bem rendilhadas de coloração vermelho claro rosado. Variedade com excelente desempenho em regiões de temperaturas baixas e amenas. Resistente à Míldio e alta tolerância ao pendoamento.

9. BERINJELA NIOBE
060_edited

A Niobe chama atenção pelo formato arredondado e sabor muito suave. Sua polpa branca, muito adocicada e com poucas sementes, garante ótimos pratos na gastronomia. Baixo tempo de oxidação e índice de isoporização.

10. FEIJÃO-VAGEM XAXÁ
151 _edited

Com vagens grandes, retas e cilíndricas de ótima uniformidade, o Xaxá tem textura macia, com poucas fibras, sem fios e sabor adocicado. Crescimento indeterminado.

11. MANJERICÃO LIMONCINO
ref_499_edited

Aroma irresistível e refrescante de limão. Planta de tamanho médio de caule longo, com ramificações bem espalhadas. Ótima variedade para vasos decorativos e venda em ramos.

12. MANJERICÃO GRECCO A PALLA
ref_479_edited

Folhas pequenas e muito perfumadas, com um leve sabor que lembra cravo. Excelente variedade para decoração em vasos e jardineiras.

13. MELÃO ROCK
938_edited

É um fruto extremamente doce, com forte aroma e sabor inigualável. Planta com boa sanidade, altamente vigorosa e com ótimo pegamento de frutos.

14. PIMENTA IBATÉ ALONGADA DOCE
ref_951 - ibate_edited

Frutos sem picância, muito saborosos e crocantes. Planta muito produtiva com boa uniformidade e conservação pós colheita.

15. PIMENTA GUARACIABA JALAPENHO
ref_967 - jalapenho_edited

Frutos de alta picância e cores vibrantes, ideal para consumo in natura. Planta muito produtiva e resistente a variações bruscas de temperatura.

16. PIMENTA CAPPERINO
Capturar2

Possui uma coloração vermelha bem intensa, formato arredondado e uma polpa bastante espessa. Pode ser plantada em vasos, estufas e lavouras.

17. PIMENTA COCCINELA
982 - Coccinela_edited

Pimenta picante com tamanho médio de 2 cm e coloração intensa. Seu princial diferencial é a espessura da polpa. A planta tem ótima produtividade e se adapta a diferentes formas de cultivo.

18. PIMENTA PEPPINO
983 - Peppino_edited

Seus frutos podem chegar a 3,5cm x 4,5cm, com formato de torpedo. Ideal para apresentações de pratos. Esta é uma pimenta de ciclo mais curto que as demais,o que faz com que consuma menos insumos em sua produção.

19. PIMENTA DE BODE AMARELA
ref_971 - de bode amarela_edited

A pimenta legitimamente brasileira! Os frutos de cor amarela são muito picantes e saborosos. A planta tem ciclo curto e produz frutos pequenos.

20. PIMENTA SERIEMA (BODE)
Capturar3

Esta pimenta possui um fruto muito saboroso, aromático e de tamanho reduzido, ideal para conservas. Planta de boa produtividade e resistente a doenças e pragas.

21. PIMENTÃO MINI KAOLIN
Capturar  

Este mini pimentão vermelho apresenta plantas de alta produtividade muito vigorosas. Além de possur sabor diferenciado, os frutos chamam a atenção dos consumidores e são ótimos para serem recheados.

22. PIMENTÃO MINI MOKE
958_edited

Outra variedade de mini pimentão que faz sucesso no mercado gourmet. Com coloração amarelo brilhante, o Moke também tem plantas vigorosas e de ótima produtividade.

23. RÚCULA ROKITA
256_edited

Muito aromáticas, as folhas da Rokita são repicadas e delicadas, valorizando a apresentação dos pratos. Produto de fácil rebrote, podendo ser plantada o ano todo.

24. TOMATE TIGRE
289_edited

O fruto tigrado é um diferencial que chama a atenção do consumidor por sua exoticidade. Possui uma doçura natural e é levemente picante. É uma planta bem resistente cuja fruta se
conserva muito bem após a colheita.

25. TOMATE SORBETTO
286_edited

O formato “mini italiano” e o sabor adocicado dessa variedade são os pontos de destaque que prometem encantar o paladar.

26. TOMATE TUCANEIRO
271_edited

Com frutos pequenos, uniformes e de vermelho intenso, os Tomates Tucaneiro possuem ótima conservação pós colheita e são resistentes a diversas doenças.

27. TOMATE SÊNECA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O principal diferencial dessa variedade é seu formato pêra com estrias. Seu sabor e aroma são inigualáveis. A planta apresenta alta produção de frutos e é resistente a um grupo amplo de doenças.

28. TOMATE VERÔNICA
288_edited

O Verônica tem formato em gomos e polpa muito saborosa. Pode ser cultivado em estufas,  campo aberto e em solos salinos. A planta é capaz de produzir alta quantidade de frutos.

29. TOMATE SICÍLIA
295_edited

O Sicília se diferencia por ser um tomate pequeno, muito doce e de coloração amarela, características que lhe tornam único no mercado. A maturação se dá em apenas 45 dias e cada planta é capaz de produzir de 20 a 22 frutos por penca. As sementes em breve serão disponibilizadas pela ISLA.

30. TOMATE CATÂNIA
293_edited

Ideal para quem não abre mão do toque mediterrâneo na cozinha, é um fruto de excelente sabor, que combina com equilíbro os toques ácidos e os açúcares. É um fruto do segmento das mini hortaliças e possui um alto valor agregado no mercado.


Para adquirir sementes, acesse www.isla.com.br ou compre pelo televendas 0800 709 5050. As entregas são feitas para todo o Brasil!

Saiba mais também sobre as hortaliças ideais para colheita jovem, outra prática que se destaca como tendência de produção, já que economiza recursos do horticultor, e também de consumo, sendo muito aceita no mercado.

Gostei(108)Não Gostei(2)

17 comentário em “30 tendências em hortaliças para 2017

  1. Lúcia Maria Farias Schirmer

    Adoro novidades. Estou encantada com estas. Moro em apartamento, mas sou louca por verduras. Os tomates e pimentas me deixaram com água na boca.

    Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!