Tomates de hábito determinado: vantagens para sua produção

As diferentes variedades de tomate se diferenciam entre dois hábitos de crescimento: determinados e indeterminados. Nesta matéria apresentamos as principais características dos tomates determinados. Acompanhe: 

Arquitetura vegetal compacta:

  • Plantas determinadas têm um hábito de crescimento mais compacto, o que pode ser vantajoso tanto em cultivo protegido quanto em condições de campo aberto. Porém na condição de campo aberto é importante verificar a cultivar e também a época, priorizando clima seco.

Menor necessidade de mão de obra:

  • Devido ao seu tamanho mais controlado, os tomates determinados são mais fáceis de manusear e cultivar. A poda é reduzida, bem como outros tratos culturais.

Colheita concentrada:

  • A floração e produção dos frutos acontece em período mais curto e concentrado, proporcionando uma colheita abundante em um curto espaço de tempo. Isso pode ser um diferencial para produtores que preferem colher uma quantidade significativa de uma vez.

Uso eficiente de suportes:

  • O crescimento mais compacto permite o uso eficiente de suportes, como tutores simples e estacas, tornando mais fácil o suporte das plantas durante o período de produção de frutos.

Maturação precoce:

  • Muitas variedades de tomates determinados tendem a amadurecer mais rapidamente, o que pode ser uma vantagem em regiões com limitações de água ou clima favorável.

Menor suscetibilidade a quebras de ramos:

  • Devido ao tamanho mais controlado, os tomateiros determinados são menos propensos a quebras de ramos sob o peso dos frutos, especialmente quando devidamente suportados.

Cultivo em espaços pequenos:

  • Tomates determinados são ideais para espaços menores, como varandas, pátios ou canteiros elevados, onde o espaço vertical é limitado.

Conheça Emiliano e Frederico, tomates determinados, lançados pela ISLA

Acompanhe mais no nosso Canal do Youtube

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *