Chega ao mercado a Cenoura BRS Paranoá, primeira cultivar nacional desenvolvida e validada especialmente em sistemas orgânicos de produção.
Seus principais diferenciais estão relacionados à rusticidade, potencial produtivo e adaptação em diferentes tipos de cultivo. Além disso, apresenta alta resistência ao complexo da queima-das-folhas, causado pelos fungos Alternaria dauci, Cercospora carotae e pela bactéria Xanthomonas hortorum pv. carotae, dispensando completamente qualquer tipo de controle para essa doença.
![](https://canaldohorticultor.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Raizes-da-cultivar-de-cenoura-BRS-Paranoa-recem-colhidas-credito-Agnaldo-Carvalho-Embrapa-1024x701.jpg)
Seus atributos atendem os requisitos de mercado. Ela apresenta coloração alaranjada intensa, diâmetro médio de 3 cm, comprimento entre 16 e 20 cm. Padrão de raízes lisas e retas, o que propicia alto rendimento agronômico. As raízes ainda se destacam também pela ótima qualidade em termos de doçura e ótima aparência.
Saiba mais sobre a cultivar:
- Indicada para plantio entre outubro e março em todas as regiões produtoras de cenoura do Brasil;
- A colheita inicia após 90 dias de semeada e se estende até 120 dias.
- De acordo com a Embrapa Hortaliças, o estande recomendado é de 500.000 plantas por hectare, para favorecer o diâmetro e o comprimento adequado à comercialização;
- O percentual de desfolhamento é menor que 10%, mesmo em condições desfavoráveis de produção;
- Apresenta boa tolerância ao nematoide-das-galhas (Meloidogyne sp.);
- É resistente às doenças do complexo da queima-das-folhas;
- Cultivar de polinização aberta.
Uma escolha segura
As análises de estabilidade e adaptabilidade mostraram uma maior plasticidade fenotípica de BRS Paranoá, capacidade que confere a cultivar melhor adaptação às variações climáticas ou de manejo que possam afetar seu desenvolvimento no ciclo de cultivo, tendo assim maior previsibilidade de produção, conferindo maior segurança ao produtor.
![](https://canaldohorticultor.com.br/wp-content/uploads/2021/04/ISLA-lanca-cenoura-BRS-Paranoa-credito-da-foto-Agnaldo-Carvalho-1024x768.jpg)
As sementes estão disponíveis para venda e podem ser adquiridas direto com a ISLA.
Confira o relato do pesquisador Agnaldo Carvalho da Embrapa Hortaliças sobre a Paranoá:
Para conhecer mais sobre este material, acesse este conteúdo da Embrapa.