Nesta semana, realizamos uma tarde de campo sobre condução e manejo de pimentão com os produtores da região de Santa Cruz do Sul -RS na unidade da Bella Horta Tecnologias. O evento ocorreu com parceria entre a ISLA Sementes, a Bella Horta e o Grupo MNS.
Veja as dicas do Engenheiro Agrônomo Claudio Nunes para implementar na sua lavoura de pimentões:
1- Temperatura
A temperatura ideal para o desenvolvimento de pimentão embaixo de telado está entre 16ºC e 28ºC graus e a umidade do ar entre 60-70 %. Temperaturas acima de 35 graus, podem causar o abortamento das flores.
2- pH
O pH da solução do solo é outro ponto fundamental, o ideal é entre 5,5 a 6,8.
3- Mudas
Molhar o solo ou o substrato antes do transplante das mudas, as quais devem ser transplantadas nas horas mais frescas do dia.
4- Condutividade Elétrica
Monitorar a quantidade de sais presentes na solução do solo, de modo geral não exceder a 1,5 dm, evitando a salinidade do solo.
5- Condução da planta
A condução pode ser em espaldeira simples ou dupla, mas o mais utilizado é o V, que consiste em conduzir a planta com um número de hastes que varia de 2 a 6 formando um V.
6- Desbrota
Consiste na retirada de brotos excedentes, é realizada com a finalidade de permitir melhor arejamento, incidência de luz, evitar o desenvolvimento vegetativo excessivo das plantas, além de ser uma fonte de dreno por nutrientes competindo com a planta.
A desbrota deve ser feita até a primeira bifurcação. A primeira flor que surge na bifurcação deve ser eliminada o quanto antes, assim garante-se um tamanho maior para os futuros frutos. Outro detalhe importante para o sucesso da produção é a eliminação do broto lateral quando formado para a parte interna da planta, mantendo sempre o broto formado para a parte externa.
ADRIANA PIRES DE SOUSA
Gostei muito!!! Seria interessante acrescentar o tempo que demora para produzir e o tempo de formação do pimentão.
Parabéns!
canaldohorticultor
Obrigado pela sugestão, Adriana 🙂