TOMATE WANDA: ÓTIMA RESISTÊNCIA E ALTA PRODUTIVIDADE

Com cachos regulares e entrenós curtos, o Tomate Híbrido Wanda é uma variedade extremamente produtiva. De coloração vermelho brilhante no ponto de colheita, os seus frutos redondos integram o segmento cereja e alcançam até 20g. Além disto, o material se destaca pelo excelente pacote de resistências, que inclui ao Vírus do Mosaico do Tomateiro (ToMV), Vira Cabeça (TSWV), Fúlvia (Ff  1-5), Murcha do Fusário Raça 1 e 2 (Fol 0-1), Verticillium albo-atrum (Va) e Verticillium dahliae (Vd).

20171128_095934
Uma das vantagens do Tomate Wanda é a produtividade

20171128_095441
O material apresenta cachos regulares e entrenós curtos

A variedade é um híbrido que faz parte da linha de tomates gourmet da ISLA Sementes, o que torna o material uma boa oportunidade de investimento para os horticultores que buscam produtos diferenciados.  Especialmente tendo em vista que as hortaliças gourmet estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e que seu crescimento é uma tendência.

“O Wanda é uma opção que o produtor tem de oferecer um material diferenciado no mercado. Ele pode ainda agregar mais valor ao Wanda comercializando a variedade embalada ou fazendo mix de tomates, por exemplo”, ressalta o Gerente de Desenvolvimento de Produto da ISLA Sementes, Claudio Nunes.  Ele ainda destaca que para integrar o mix junto ao Wanda, a escolha de variedades de tomate cereja que contrastam em sabor, como é o caso do Catânia (que chega até 11º de brix), podem gerar um bom retorno financeiro.

O produtor Blásio Etges, de Santa Cruz do Sul-RS, investiu no cultivo do Wanda neste ano e já está colhendo ótimos resultados.  “Hoje o mercado de hortaliças tem muita concorrência. Então temos que correr atrás de variedades, qualidade e outras culturas para conseguir competir no mercado, que está bem saturado. E assim comecei o cultivo do Wanda, buscando alternativas e uma variedade melhor para competir no mercado”, explica o produtor.

20171128_095335
20171128_095427
Nas imagens você confere a produção de Blásio Etges, de Santa Cruz do Sul-RS

Muito produtiva, a cultivar também se destaca pela resistência das folhas, coloração atrativa e sanidade dos pés. De acordo com Etges, em relação a outros tomates o Wanda não apresenta muita palha e conta com uma folha menor, bem escura e que não fecha tanto. Fatores que acarretam na sombra no produto, auxiliando no bom desenvolvimento da planta e evitando o aparecimento de doenças.

Outro aspecto positivo destacado pelo produtor é a facilidade no manejo, que em parte é proporcionada pelas folhas. “Não adianta ter um pé bonito e folhas bonitas e não produzir, então essa é realmente uma grande vantagem do Wanda. E fica muito mais fácil o manejo com as folhas assim. Além da resistência das folhas, algo que é muito raro de encontrar”, informa.

Em 35 anos trabalhando no mercado da horticultura e 25 com variedades de tomate, Etges avalia o cultivo do Tomate Wanda como uma experiência muito positiva. O produtor ainda reitera que seguirá cultivando a variedade, tendo próxima data de cultivo prevista para início de janeiro.

“Não precisei usar nenhum tratamento. E não tive problema em nenhum pé ou muda com o Wanda, tudo que foi plantado deu certo. São em torno de 9 a 10 pencas por pé. E pelo que estou vendo vai render ainda mais. E estão bonitos, estão excelentes”, comenta entusiasmado.

20171128_095352
Blásio ressalta a produtividade, qualidade das folhas e diferencial do produto no mercado

O Tomate Wanda é indicado tanto para cultivo protegido quanto para campo aberto, e também é uma ótima opção para produtores que querem investir na produção de tomates em sistema hidropônico.

Para mais informações, confira o relato do produtor Blásio Etges na íntegra:

As cultivares do Tomate Wanda passam por um rigoroso processo de melhoramento, que resulta em sementes com padrão genético superior. As sementes podem ser adquiridas online em www.isla.com.br ou pelo 0800 709 5050.

 

Gostei(10)Não Gostei(0)

2 comentário em “TOMATE WANDA: ÓTIMA RESISTÊNCIA E ALTA PRODUTIVIDADE

    1. Canal do Horticultor

      Olá Silvio, tudo bem? Que ótima notícia! Se você está buscando novas variedades pode acessar o site www.isla.com.br! Lá você encontra materiais diferenciados e que apresentam alto desempenho, como o Tomate Catânia, que alcança até 12º de brix.

      Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!