Com o objetivo de diminuir as distâncias entre produtor e cliente final, a startup Be Green lançou neste ano, no Boulevard Shopping em Belo Horizonte, a primeira fazenda urbana da América Latina.
A Be Green Fazenda Urbana ocupa uma área de 2.700 m², com uma estufa de 1.500 m² e capacidade para produzir até 50 mil pés de mini-alfaces, temperos e ervas por mês. Além da estufa, o projeto contempla o primeiro hortifrúti de produtos agroecológicos e locais de Belo Horizonte e um restaurante de alimentação saudável pioneiro no conceito “do campo à mesa” no Brasil.
Foto: BH Dicas
O projeto funciona na área externa do shopping, e além da produção livre de agrotóxicos, traz um conceito alicerçado na sustentabilidade e na produção em consórcio entre peixes e hortaliças.
“Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final. Aqui na BeGreen, teremos a produção e o consumo num mesmo local e o consumidor saberá a procedência de tudo que está consumindo”, explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano Bittencourt.
“Os centros urbanos estão crescendo muito rapidamente e a pressão urbana de grandes cidades tem empurrado os cinturões produtivos para cada vez mais longe do centro consumidor. Com uma distância cada vez maior, o preço dos alimentos sobe e a qualidade despenca. É por isso que a BeGreen iniciou esse movimento no Brasil – vamos resgatar e reconectar o homem ao campo, aproximar as pessoas de seus alimentos e trazer, acima de tudo, conscientização às novas gerações”, completa o sócio cofundador Pedro Graziano.
Na Fazenda, além do cultivo de hortaliças e legumes, outros produtores locais poderão vender seus produtos agroecológicos. “A intenção é que aconteça um comércio justo para os produtores e clientes que procuram por alimentos saudáveis, frescos e locais. O frequentador da BeGreen terá a oportunidade de ter uma alimentação mais saudável, com garantia de procedência, ao alcance das mãos sem precisar sair do shopping”, conta Paulo Ceratti, gerente de marketing do Boulevard.
Saiba mais sobre a Fazenda Urbana em www.begreen.farm/