Alface Palmas com ótimo desempenho no inverno do RS

Na primeira quinzena de agosto, visitamos o produtor Diel Barbosa, produtor de alfaces em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre-RS para conferir o desenvolvimento da Alface Crespa Palmas, que estava sendo testada pelo horticultor neste inverno.

Veja o depoimento do horticultor sobre essa cultivar:

A Alface Palmas é uma cultivar muito grande e produtiva, com diâmetro comercial de 25cm a 30cm. Folhas de coloração verde brilhante intenso, tolerante ao pendoamento e resistente ao Tomato bushy stunt virus. Apresenta ótima qualidade visual, com folhas eretas e excelente conservação pós-colheita, facilitando o embalamento e transporte.

O ciclo é de 60 dias (verão) ou 65 dias (inverno) e as sementes estão disponíveis também peletizadas.

Além da Alface Palmas, o horticultor também tem no campo a Alface Prado, uma alface mimosa de coloração roxa, e a Alface Brava, mimosa verde, ambas com possibilidade de semeio o ano todo.

139fd24e-c06d-46f8-8bdf-d685c90856c54f907bd2-a6c5-4fcb-8fbb-8c00f9f19a69

Mais informações:  

Adubação Orgânica:
Aplicar de 20 a 60 toneladas por hectare de esterco bovino bem curtido ou composto orgânico, sendo a maior dose para solos arenosos. Pode-se utilizar também 1;4 dessas quantidades se for esterco de galinha. Todos devem ser bem incorporados ao solo, entre 10 e 20 dias antes da semeadura ou do plantio.

Adubação Complementar:
Aplicar também, em solos deficientes, 1,0 a 1,5 Kg/ha de boro (B) e 1 a 3 Kg/ha de zinco (Zn), juntamente com os formulados. Em solo degradados e com baixa atividade microbiana, aplicar 50 a 200 gramas por metro quadrado do composto bokashi.

Adubação básica N-P-K (Kg/ha) Adubação de cobertura N-P-K (Kg/ha)
30 a 60 – 120 a 360 – 40 a 120 60 a 120 – 0 – 0

Cuidados na adubação:
Doses excessivas de nitrogênio predispõem a alface à maior incidência de doenças e ao acúmulo indesejável de nitrato e nitrito nas folhas. No verão, o excesso de nitrogênio poderá acarretar na queima da borda das folhas. Recomenda-se, se necessário, aplicação de cálcio foliar para reduzir a queima dos bordos (“tip burn”)


Para conhecer todas as sementes e comprar online, clique aqui!

Também tem um depoimento sobre a sua experiência com sementes ISLA? Envie um relato para a gente pelo email canaldohorticultor@isla.com.br

Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!