Em recente estudo realizado pelo Sebrae, foram mapeados dez fatores-chave de sucesso de empreendimentos ligados ao cultivo de hortas e à comercialização de legumes e verduras. Esses fatores estão voltados a questões críticas que produzem vantagens competitivas nesse tipo de negócio.
Para ensinar produtores a aprimorar os resultados, foi criada uma ferramenta que auxilia no aperfeiçoamento de cada um desses pontos. Trata-se de um formulário que o horticultor responde e a partir disso, recebe orientações personalizadas.
Confira a seguir quais são os fatores-chave de sucesso da horticultura e, ao final, baixe a cartilha completa!
1. Canais de comercialização
Procure investir sempre em novos mercados e canais de comercialização, além de implementar novos produtos, processos e serviços que os clientes pedem.
2. Logística
Sua propriedade rural está inserida em uma cadeia produtiva, partindo dos insumos, passando pelo produtor e chegando à mesa do consumidor. Por isso, é importante que o transporte dos alimentos seja adequado às demandas do mercado e realizado com eficiência e qualidade.
3. Tecnologias
A crescente demanda e a exigência por produtos de melhor qualidade têm afetado a forma da produção e comercialização das hortaliças. Nesse sentido, nota-se que o uso de tecnologia é o fator principal das mudanças mais significativas na área de produção.
4. Padronização e embalagem
Identificar seus produtos por padrões preestabelecidos e destacá-los em grupo, classe e tipo traz muitas vantagens: melhora a apresentação da mercadoria, diversifica a oferta aos consumidores, reduz as perdas de comercialização, dá mais credibilidade do produto e, claro, proporciona mais lucro ao produtor.
5. Preço e concorrência
É preciso que o produtor rural tenha conhecimento de quem são seus concorrentes, como eles operam, como são feitas as transações, quais são as formas de pagamento que oferecem. Essas observações permitem detectar os pontos fortes e fracos e identificar novas oportunidades de mercado e preços.
6. Selos e certificações
As exigências da sociedade em relação à responsabilidade das empresas crescem a cada dia, e os consumidores querem garantias de qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa. Para oferecer essas garantias, foram criados sistemas de verificação que atestam as boas práticas de uma empresa.
7. Diversificação de produtos
O aumento da diversificação é possível pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor e envolve, por exemplo, exploração, conquista e ampliação de novos mercados e atendimento adequados às exigências do cliente.
8. Promoção comercial
A propaganda é a alma do negócio. As promoções devem ser atraentes e confiáveis
e precisam funcionar de maneira simples e sem exigências.
9. Associação e cooperativismo
Uma associação na área do agronegócio nasce de uma necessidade ou de uma oportunidade compartilhada por um grupo de interesse. A ideia básica é resolver problemas comuns dos produtores e/ou potencializar suas ações individuais, proporcionando melhores condições para a compra de insumos, a comercialização dos produtos e a vida da comunidade.
10. Agregação de valor
A empresa que pretende agregar valor precisa conhecer as necessidades de seus clientes e, mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra.
Faça o download da cartilha aqui
Fonte: Sebrae
Alberto Maurício Xavier santos
Boa tarde !
Bom muito bom , estou baixando sem ler totalmente , quando terminar eu comento !
.
Luciano Stehling dos Santos
Excelente contribuição.
marcio farias silveira
muito interessante
Weliton
Espero que seja útil.
Eduardo Valerio
O canal do horticultor juntou tudo de melhor.
Rosangela
Muito bom.