Desde 2015, a Coopyfrutas, de Mossoró-RN, trabalha com objetivo de produzir melões e melancias de altíssima qualidade para um mercado que é cada vez mais exigente quando à origem dos alimentos. Nesse contexto, a empresa busca atender os padrões de qualidade exigidos pelos supermercados europeus, tais como resíduo mínimo ou ausência de defensivo agrícola.
Veja quais são as principais práticas realizadas para alcançar os níveis mínimos de resíduos nos produtos:
- Busca de sementes com genéticas resistentes a doenças e pragas e de grande aceitação comercial.
- Realização de pesquisas junto à Embrapa para desenvolver técnicas de criação de inimigos naturais de pragas.
- Respeito ao período de carência de cada produto, assim como monitoramento integrado de pragas.
- Identificação através de estação meteorológica própria de condições favoráveis de umidade e temperatura para aplicação de produtos possibilitando diminuir o número de aplicações.
- Conservação e calibragem do maquinário, resultando em aplicações com maior eficácia.
- Treinamento contínuo dos funcionários e técnicos envolvidos no controle de pragas e fungos têm sido fundamental para a segurança alimentar
Segundo a Coopyfrutas, os produtos respeitam os mais altos padrões de exigência do mercado europeu, os quais impõem níveis de resíduo 0 para vários produtos e valores residuais máximos para outros.
Atualmente, a cooperativa atende aos mercados inglês, norte-europeu, mediterrâneo e nacional, com cerca de 60% da produção total direcionada para a exportação.A Coopyfrutas conta com as certificações internacionais Global GAP, Tesco Nurture, Sedex, F2F e ETI.
A área de plantação anual é de aproximadamente 1500 hectares e conta com em média 1400 funcionários. Além de melão e melancia, os parceiros da Coopyfrutas também produzem mamão, caju, banana, coco, tomate, entre outras frutas.
Saiba mais: http://coopyfrutas.com/
Todos os anos a ISLA Sementes lança tradicional calendário risque-rabisque que vai muito além dos dias e meses do ano, apresentando dicas e novidades do setor para produtores e consumidores. Em 2017, o curador do conteúdo foi o Canal do Horticultor, que apresenta mês a mês uma tendência da horticultura e um case que se destacou no mercado ao implementar esta tendência. A Coopyfrutas é o case do mês de fevereiro!
Siga acompanhando o Canal do Horticultor para ver todos os cases!
José Heliton Severo Almeida
Em 2005, foi fundada a COOPYFRUTAS – Cooperativa dos Fruticultores da Bacia Potiguar, com a finalidade de tornar o grupo competitivo no mercado internacional de frutas.