Coopyfrutas é case de sucesso na tendência ao Resíduo Zero

Desde 2015, a Coopyfrutas, de Mossoró-RN, trabalha com objetivo de produzir melões e melancias de altíssima qualidade para um mercado que é cada vez mais exigente quando à origem dos alimentos. Nesse contexto, a empresa busca atender os padrões de qualidade exigidos pelos supermercados europeus, tais como resíduo mínimo ou ausência de defensivo agrícola.

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Veja quais são as principais práticas realizadas para alcançar os níveis mínimos de resíduos nos produtos:

  • Busca de sementes com genéticas resistentes a doenças e pragas e de grande aceitação comercial.
  • Realização de pesquisas junto à Embrapa para desenvolver técnicas de criação de inimigos naturais de pragas.
  • Respeito ao período de carência de cada produto, assim como monitoramento integrado de pragas.
  • Identificação através de estação meteorológica própria de condições favoráveis de umidade e temperatura para aplicação de produtos possibilitando diminuir o número de aplicações.

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  • Conservação e calibragem do maquinário, resultando em aplicações com maior eficácia.
  • Treinamento contínuo dos funcionários e técnicos envolvidos no controle de pragas e fungos têm sido fundamental para a segurança alimentar

Segundo a Coopyfrutas, os produtos respeitam os mais altos padrões de exigência do mercado europeu, os quais impõem níveis de resíduo 0 para vários produtos e valores residuais máximos para outros.

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Atualmente, a cooperativa atende aos mercados inglês, norte-europeu, mediterrâneo e nacional, com cerca de 60% da produção total direcionada para a exportação.A Coopyfrutas conta com as certificações internacionais Global GAP, Tesco Nurture, Sedex, F2F e ETI.

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A área de plantação anual é de aproximadamente 1500 hectares e conta com em média 1400 funcionários. Além de melão e melancia, os parceiros da Coopyfrutas também produzem mamão, caju, banana, coco, tomate, entre outras frutas.

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Saiba mais: http://coopyfrutas.com/


Todos os anos a ISLA Sementes lança tradicional calendário risque-rabisque que vai muito além dos dias e meses do ano, apresentando dicas e novidades do setor para produtores e consumidores. Em 2017, o curador do conteúdo foi o Canal do Horticultor, que apresenta mês a mês uma tendência da horticultura e um case que se destacou no mercado ao implementar esta tendência. A Coopyfrutas é o case do mês de fevereiro!

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