Por dentro da produção de sementes da ISLA

A produção de sementes ISLA é feita em sua maioria por cooperantes, localizados principalmente nos municípios de Candiota-RS e Jaíba-MG. Atualmente, a empresa tem parceiros de longa data nessas regiões, grande parte das cerca de 80 famílias tem contratos que já chegam a 20 ou 30 anos com a empresa. A grande maioria é de agricultura familiar, muitos outros são assentados da reforma agrária.

Os cooperados da ISLA trabalham assistidos pela equipe técnica e têm uma complementação na fonte de renda, já que o contrato assegura que compre toda a produção de sementes, dando mais estabilidade ao horticultor. O modelo de produção atual foi colocado em prática na década de 80 e a ISLA ainda acredita que a parceria com o pequeno produtor é um investimento a longo prazo no desenvolvimento da horticultura nacional. “Desenvolvemos com o cooperante novas tecnologias de produção de sementes que inicialmente nem eram produzidas no país.  Os avanços e a tecnificação que nossa equipe constrói junto com os horticultores é um legado tanto para a empresa quanto para eles. Assim, temos uma parceria estável e duradoura que cria constantemente uma tecnologia que fica no Brasil ”, afirma a presidente Diana Werner.

Hoje, entre 70 e 75% das sementes ISLA são produzidas em território brasileiro – as demais vêm de outros países com climas mais propícios para certas culturas. A produção acontece em duas safras anuais, uma de verão e outra de inverno, e cada cultivar deve manter estoque de sementes por aproximadamente 2 anos para o mercado.  Ao todo, a ISLA tem cerca de 500 ha de área plantada, divididos entre diversos municípios. Em média, são produzidas aproximadamente 500 toneladas de sementes por ano, mas o número pode variar de acordo com as condições climáticas e outros fatores com alta influência no plantio. 95% destas sementes são produzidas por cooperantes. “Nos últimos cinco anos, produzimos 129 cultivares e trabalhamos para aumentar este número. A prioridade é sempre a produção nacional em parceria com o pequeno horticultor”, explica Diana.

O Canal do Horticultor acompanha todo esse processo e traz para você notícias do que acontece nas unidades. Veja em fotos como estão os campos de Candiota e região nesta segunda quinzena de setembro:

Campo de Rúcula Folha Larga em etapa de floração e polinização no município de Candiota-RS 

Polinização entomófila realizada por abelhas

Mostarda Lisa em etapa de floração, também em Candiota-RS

 

whatsapp-image-2016-09-15-at-17-47-35

 

Coentro Verdão no início da floração (município de Santa Margarida do Sul-RS)

Quer saber mais sobre a rotina de produção de sementes ISLA? Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
Youtube

Gostei(7)Não Gostei(0)

4 comentário em “Por dentro da produção de sementes da ISLA

  1. Paulo da Silva

    Bom dia !
    Qual o processo para que um agricultor possa torna-se um cooperador da ISLA na produção de Sementes.Tenho uma propriedade no município de Viamão RS .

    Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!