Flores alimentícias para diversificar sua produção

Flores alimentícias estão ganhando destaque como ingredientes versáteis e visualmente encantadores. De pétalas delicadas a cores vivas, elas oferecem uma nova dimensão de sabor e estética aos pratos. Nesta matéria trazemos uma seleção de espécies para seu cultivo. Acompanhe:

11 espécies de flores comestíveis

Mosaico com as 11 espécies de flores alimentícias, nesta ordem:

Amor perfeito – uma das espécies mais procuradas para este fim. O principal desafio está em produzir diante de calor ou épocas de clima quente, quando outras espécies se desenvolvem melhor.

Cravina – com grande variedade de cores, bom tamanho de flor e sabor adocicado a neutro.

Tagete – planta resistente, possui bom tempo de conservação pós-colheita, não murcha com facilidade. Pode ser usada nas bordaduras de outros cultivos, já que possui ação no controle de pragas.

Alyssum – planta rústica e de boa produtividade, responde bem às colheitas escalonadas. Pode ser encontrada nas cores branco e roxo, o que atrai os consumidores pelo visual delicado e sofisticado, devido ao tamanho das flores em cachos pequenos. Seu aroma é muito semelhante ao do mel, por isso leva o nome popular Flor de Mel.

Capuchinha – de sabor picante, suas flores são vibrantes e consideradas grandes. A planta é herbácea, de ciclo anual, possui as flores, folhas, talos e frutos comestíveis. Pode render várias colheitas ao longo de um ano, sendo que as primeiras flores aparecem já nas primeiras semanas.

Os canteiros ou locais de plantio podem ser renovados a cada 2 anos, quando a planta estiver diminuindo a produção. Confira a melhor época de plantio de acordo com a sua região: clique aqui.

Boca de leão – Produz flores pequenas em hastes principais. Podem ter cores variadas entre rosa, branco, vermelho e amarelo. Variedade indicada para produção em vasos, jardineiras e canteiros. Mais usual em regiões de clima frio.

Zinnia – Espécie com diferentes variedades de cores e portes, muito adaptada a climas secos e quentes. Suas pétalas podem ser comercializadas destacadas ou na flor, que é de tamanho grande. 

Phlox – Uma das espécies mais produtivas, suas flores são pequenas e delicadas, em diferentes tons de rosa, lilás e branco. 

Torênia – Também chamada de amor perfeito de verão, a espécie pode ser semeada em todo o Brasil, nas diferentes épocas do ano. Planta de pequeno porte, flores pequenas a médias. 

Verbena – Planta perene, resistente ao clima quente. Flores pequenas, tubulares reunidas em inflorescências na ponta dos ramos. Suas cores e combinações variam entre vermelhas, brancas, rosas ou roxas. 

Calêndula – A floração mais intensa ocorre no final da primavera até no final do verão. É uma excelente planta para se ter em vasos e jardins, além de ser muito procurada para fins gastronômicos e medicinais. Adapta-se bem aos diferentes climas e deve ser cultivada em pleno sol, com mínimo de 4 horas por dia.

O mix de flores em bandeja é uma boa opção para comercialização em restaurantes, pois a variedade de flores pode ser usada em vários preparos, doces, salgados e drinks.

Leia mais: Matéria com perguntas e respostas sobre flores comestíveis

Tem alguma dúvida sobre o cultivo? Deixe nos comentários. 

5 comentário em “Flores alimentícias para diversificar sua produção

    1. SAC Canal do Horticultor Reposta

      Olá, como vai ?

      Essas flores, cultivadas especificamente para o consumo humano, são uma tendência crescente na gastronomia devido aos seus núcleos vibrantes, aromas delicados e sabores únicos que podem complementar pratos doces e salgados. Uma variedade de flores, como capuchinhas, calêndulas, violetas e lavandas, são cultivadas com cuidado para garantir que haja livres de pesticidas e seguros para consumo. A produção de flores comestíveis exige atenção às práticas de cultivo orgânico.

      Confira: https://canaldohorticultor.com.br/principais-duvidas-sobre-producao-de-flores-comestiveis/

      ATENCIOSAMENTE
      EQUIPE – CANAL DO HORTICULTOR

    1. SAC Canal do Horticultor Reposta

      Olá, Marlene!

      Vender flores comestíveis pode ser uma ideia de negócio única e interessante. Aqui estão alguns pontos importantes para iniciar a comercialização:

      – Analise o mercado local para entender a demanda e identificar seu público-alvo.
      – Escolha flores comestíveis seguras e leve em consideração sua disponibilidade sazonal.
      – Familiarize-se com as regulamentações locais relacionadas à venda de alimentos.
      – Elaborar um plano de negócios abordando estratégias de marketing, metas financeiras e custos.
      – Desenvolva uma estratégia de marketing que inclua mídias sociais, marketing de conteúdo e publicidade local.
      – Certifique-se de que suas flores sejam embaladas de maneira atraente e segura.
      – Esteja aberto ao feedback dos clientes e faça ajustes em seu produto e serviço necessário conforme.
      – Considere expandir sua linha de produtos à medida que o negócio cresça, adicionando produtos relacionados, como ervas,temperos e microverdes.

      Confira: https://canaldohorticultor.com.br/principais-duvidas-sobre-producao-de-flores-comestiveis/

      ATENCIOSAMENTE
      EQUIPE – CANAL DO HORTICULTOR

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *