Ao passear pelo estande da ISLA Sementes na 28ª Hortitec em SP, as belas plantas de pimenta doce italiana trazidas diretamente da Estação Experimental da ISLA chamavam a atenção dos visitantes.
Muito produtivas, vigorosas, uniformes, as pimentas Ibaté e Tuane despertaram o interesse de horticultores de todo o país que passaram pelo evento.
Medindo cerca de 15 a 18cm em um ciclo de 90 dias quentes, as duas variedades são livres de qualquer picância, excelente conservação pós colheita, firmeza e coloração vibrante.
As Pimentas Doces Italianas são ingredientes consolidados na culinária do seu país de origem, onde são frequentemente encontradas nas Vendemmias, ou festas anuais para celebrar a colheita das uvas, onde são recheadas com pedaços de pão, queijos, azeitonas, alho, tomates, arroz e carnes e assadas em seguida. Um preparo simples que garante refeições completas e cheias de sabor.
Possuem um sabor suave e doce, com pouca ou nenhuma picância. Quando assados ou cozidos, desenvolvem um sabor complexo, com notas defumadas e adocicadas.
De acordo com Cristhofer Cruz, coordenador de desenvolvimento de produtos na ISLA, o cultivo dessas pimentas é muito parecido com o de pimentão e existe atualmente demanda considerável no mercado da alta gastronomia nacional por este tipo de hortaliça.
Se desenvolve melhor em temperaturas quentes e amenas e pode ocorrer em todas as regiões do país, conforme a imagem abaixo:
Para estimular os horticultores a entrar em um primeiro contato com essas variedades, a ISLA Sementes preparou um combo especial que contém 2 envelopes com 20 sementes de cada variedade por um preço acessível. Clique aqui para saber mais.