Buscando promover o insumo “Substrato para plantas” e reunir especialistas em substratos, nutrição, manejo hídrico e fitopatologia, a ANSUB, Associação Nacional de Substratos para Plantas, realiza encontros mensais, de forma on-line.
A cada mês são apresentados assuntos de relevância atual para o setor, com convidados especialistas. Os encontros virtuais acontecem às 19h e são abertos ao público em geral, sem a necessidade de ser associado à Associação.
Próxima edição e link de acesso:
https://meet.google.com/wav-qebu-oyf
Eventos já realizados:
10/04/2023: Evolução do conhecimento sobre Substrato para Plantas no Brasil – Profª. Atelene Normann Kampf
08/05/2023: Demanda crescente intensifica a corrida por novos materiais para formulação de substratos para plantas – Eng. Agr. MSc. José Augusto Taveira
05/06/2023: Adubação na propagação e no cultivo de plantas fora do solo – Dr. Pedro Roberto Furlani
Entenda mais sobre o assunto
Conversamos com o Professor Claudimar Sidnei Fior*, Presidente da Ansub, que nos respondeu algumas questões-chave sobre este assunto. Acompanhe:
CH: É possível “fazer o substrato na propriedade” para obter mudas saudáveis e bem desenvolvidas?
Claudimar: Isto é plenamente possível, desde que haja conhecimento prévio e critérios para a formulação destes substratos. São levados em conta o objetivo final, quais materiais estão disponíveis para obtenção deste. Turfa, fibras, vegetais e cascas diversas são alguns dos principais insumos utilizados.
Para que um substrato seja utilizado com segurança e bom desempenho na formação de mudas e plantas em geral, são observadas características físicas, químicas e biológicas. Vale considerar o custo de mão de obra para este manuseio, para que o custo seja realmente viável para a propriedade, além do tempo que irá demandar para esta atividade.
CH: Quais as principais tendências em substratos para plantas no Brasil e no mundo?
Claudimar: São inúmeros os materiais pesquisados como substratos mais eficientes que os atuais. Em cada região predominam materiais específicos, e muitos deles vêm sendo usados também para usinas de geração de energia, como turfas e casca de arroz, no Sul do Brasil, por exemplo.
Nestes encontros são debatidos estes assuntos, inclusive com pesquisadores e professores de outros países, para atualização e alinhamento dos temas e técnicas. Há um grupo de WhatsApp, com dezenas de participantes interessados em aprender e discutir sobre substratos para diferentes cultivos. Clique aqui para fazer parte.
Acompanhe mais sobre as atividades da ANSUB no perfil do Instagram ou no site.
*Doutor em Fitotecnia, que atua na linha de pesquisa Sistemas de propagação de plantas e Sistemas de produção vegetal.
EUGENIO SANTOS TEIXEIRA
Prezada (o), bom dia!
Triturei material de uma capineira para sua renovação. Foi feita compostagem do material. Resultou num ótimo composto orgânico. Esse composto, por si só, servirá como substrato ou devo fazer análise, ou traçar com outro material? Obs. a capineira já estava passada para alimentação animal, os colmos alongados e “lignificados”.
Obrigado!