BRS TUI: A primeira pimenta biquinho de coloração salmão do Brasil

Desenvolvida pela Embrapa e em parceria com a Emater e a ISLA Sementes, a pimenta BRS TUI chega ao mercado como a primeira pimenta do tipo biquinho de coloração salmão do mercado brasileiro.

A coloração diferenciada do material aliada a seu sabor adocicado possibilita que ele tenha duas principais aptidões: ser utilizada no processamento industrial de conservas, geleias, azeites e vinagres e também na comercialização de frutos frescos.

Além dessas qualidades, a arquitetura da planta e a simetria de seus frutos possibilitam que a Tui também tenha potencial para ser comercializada no mercado de ornamentais.

A cultivar apresenta alta produtividade e uniformidade de plantas e frutos. Além disso, uma de suas características que mais se destacam é o elevado teor de vitamina c presente no fruto. Enquanto as demais pimentas do tipo biquinho apresentam teor de 99 mg/100g, a Tui possui 205 mg/100g.

As plantas da BRS Tui apresentam crescimento intermediário, chegando a aproximadamente 70cm de altura e 1m de diâmetro. A cultivar possui resistência ao nematoide-das-galhas, resistência intermediária a oídio e a mancha bacteriana, e tolerância em campo a importantes viroses (GRSV, TCSV, PepYMV e PVY).

Os frutos são adocicados, com baixa pungência (170 pontos na Unidade de Calor Scoville). Apresentam coloração verde clara quando imaturos e salmão quando maduros, com largura média de 1,8 cm por 3,2 cm de comprimento. Foi registrada a produção de 30 toneladas por hectare nas condições da região Centro-Oeste do Brasil, durante a época da seca, em seis meses de colheita.

Principais Destaques da Pimenta BRS Tui (Biquinho Salmão):

*Coloração salmão.

*Alto teor de Vitamina C.

*Indicada para plantio em todo território nacional.

*Ideal para climas quentes, intolerante a geadas.

*Apresenta resistência ao nematóide-das-galhas

*Resistência intermediária a oídio e mancha bacteriana

*Tolerância em campo a GRSV, TCSV, PepYMV e PVY

 

Acesse aqui o site da ISLA  e adquira as suas sementes em cartelas de 10g ou pacotes com 100g. 

Gostei(3)Não Gostei(1)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!