Feijão-Vagem Xaxá: Alta produtividade com sabor adocicado

Com diferencial no sabor e na maciez, o Feijão-Vagem Xaxá é ideal para quem busca maior aprovação do consumidor. A baixa quantidade de fibras, ausência de fio e lento desenvolvimento interno da semente enriquecem a textura, tornando a cultivar extremamente saborosa.

ITAIPU SHOW RURAL
Feijão-Vagem Xaxá na Itaipu Rural Show de 2017

Indicado para o cultivo tanto em estufa quanto em campo aberto, é um feijão-vagem do tipo indeterminado, de alto desempenho e capacidade produtiva. A sua produção é distribuída por toda a extensão da planta, alcançando a boa longevidade de colheita.
A nossa equipe visitou o produtor Mario Christ, na localidade de Roncador, Feliz – RS, e também os produtores Ronaldo e Odécio Tofanin, de Jaranu – SP. Ambos testaram o plantio do Feijão-Vagem Xaxá e se mostraram satisfeitos com os resultados.

EXPOAGRO AFUBRA

No caso dos produtores Ronaldo e Odécio, as plantas ainda não terminaram o ciclo de crescimento, mas pela quantidade de flores é possível avaliar a qualidade do material.

xaxa
Flores indicam a qualidade do plantio na propriedade de Ronaldo e Odécio

O produtor Mario Christ já realizou a colheita, e as vagens exibem excelente coloração e tamanho. Do tipo holandesa, são marcadas pelo verde escuro brilhante e formato cilíndrico, e alcançam de 12cm a 15cm de comprimento. São lisas e uniformes, assegurando que a produção em larga escala mantenha níveis de padronização.

feijão xaxa 2
feijão xaxa 4
Resultado da colheita de Feijão-Vagem Xaxá na propriedade de Mario Christ 

Além disso, a variedade é de forte vigor, tendo como um de seus diferenciais a alta tolerância a doenças e ótima sanidade. Para Mario, o investimento na cultivar teve retorno positivo. “Aprovado! Apresentou excelente rendimento, não há perda. Vagem bem verdinha e muito resistente a doenças. Testei e vou continuar plantando!”, avalia. O produtor gaúcho ainda destaca que a hortaliça atende ao mercado para ser embalada em saco ou em bandeja, e salienta que a maciez e sabor constituem o diferencial.

feijão xaxá
Produtor Mario Christ investiu na produção de Feijão-Vagem Xaxá

As cultivares do Feijão-Vagem Xaxá passam por um rigoroso processo de melhoramento, que resulta em sementes com padrão genético superior. Elas também possuem o selo de Super Sabor, que indica o alto valor agregado e sabor atrativo. Outro diferencial do produto é a presença de flores comestíveis, desde que o plantio seja realizado sem agroquímicos. Elas têm sabor adocicado, o que permite que sejam exploradas no mercado gourmet.

Para adquirir as sementes, acesse o site da ISLA ou ligue 0800 709 5050

Gostei(36)Não Gostei(1)

9 comentário em “Feijão-Vagem Xaxá: Alta produtividade com sabor adocicado

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!