Informações técnicas para cultivar tomates

O horticultor que apostar na produção de tomates no Brasil tem dezenas de ótimas opções de cultivares. O catálogo da ISLA conta com mais de 20 variedades de tomates híbridos de alta performance e engloba os tipo salada, saladete, cereja ou especiaria. Destacam-se alguns materiais com sabor e formato diferenciados, como é o caso dos tomates Tigre e Verônica, e também cultivares com alta produtividade mesmo em situações adversas, como o Tomate Anjico.

Seja qual for a variedade escolhida, trazemos a você algumas informações técnicas para auxiliar o horticultor a ter melhor produtividade no campo.

Se você pretende iniciar o plantio agora, boa notícia. Agosto é um mês ideal para semear em todas as regiões do Brasil. Veja o gráfico abaixo para saber mais sobre as épocas mais adequadas na sua região.

Para começar, conheça a linha de Tomates Híbridos da ISLA e compre as sementes online aqui!

Confira a ficha técnica para ter mais resultados:

Informações Gerais:

Espaçamento sugerido: 100×50 cm
Número de plantas por hectare: 20.000
Germinação: 5 a 14 dias
Ciclo: 90 a 120 dias

Adubação:

Estas quantidades são gerais para a produção de tomate. Para informações precisas à sua região, faça uma análise de solo e consulte um profissional capacitado para o planejamento adequado de quantidades e frequência de aplicações. 

Adubação básica (Kg/ha) Adubação de cobertura (Kg/ha)

Adubação foliar

N P2O5 K2O N P2O5 K2O
60 – 80 200 – 800 100 – 300 200 – 400 100 – 200 200 – 400

Cálcio, Boro

Adubação orgânica: Aplicar de 20 a 60 t/ha de esterco de curral curtido (ou composto orgânico), ou 1/4 dessas quantidades se for esterco de galinha, cerca de 10 a 20 dias antes do plantio. Adubação de cobertura: Distribuir em pelo menos quatro aplicações, sendo fundamental o fornecimento no início do florescimento e durante a frutificação. Nessa fase, a dose de potássio pode ser maior que a de nitrogênio. Pode-se utilizar fósforo em cobertura se for feita amontoa. Em solos pobres, aplicar 1 a 2 kg/ha de Boro (B) e 1 a 3 Kg/há de Zinco (Zn), juntamente com os formulados. Produtores orgânicos: Pode-se utilizar, em cobertura, 50 a 200g de torta de mamona ou bokashi por planta.

Dicas importantes:

Atualmente existem vários tipos de tomate para mesa (salada, italiano, santa cruz, mini tomate, etc), e o manejo pode diferir muito em função do tipo. Os tomates de crescimento indeterminado devem ser conduzidos (tutorados), podendo ser com uma haste por planta (quando se deseja frutos maiores, tipo saladão, por exemplo) e, mais comum atualmente, com duas hastes, geralmente a principal e a brotação localizada logo abaixo da 1º inflorescência. Em mini tomates podem ser conduzidas mais hastes e, no caso de duas, já existem produtores que utilizam duas hastes “baixeiras” (duas brotações logo após as folhas cotiledonares). Eliminar todas as outras brotações, assim como as folhas velhas, abaixo dos cachos já colhidos. Os tomates de crescimento determinado podem ser conduzidos rasteiros ou em meia estaca (para mesa, não industrial). Temperaturas extremas (<12°c ou >35°c) prejudicam a frutificação (quantidade e qualidade). Fazer calagem e manter umidade do solo para não ocorrer podridão apical (deficiência de cálcio nos frutos). Excesso de potássio também pode favorecer esta anomalia, assim como salinização do solo. Se necessário, aplicar cálcio via pulverização durante a frutificação, direcionando aos frutos. Produção em estufa: recomenda-se “vibração das flores”.

Cuidados gerais no manejo:

Utilizar sementes de boa qualidade. Escolha do cultivar correta, adaptada à época e resistente às principais doenças. Plantar em solos bem drenados e adotar canteiros quando o cultivo for conduzido em períodos chuvosos, para evitar encharcamento na base das plantas. Plantar em espaçamentos adequados para permitir melhor ventilação entre as plantas. Fazer rotação de culturas com espécies não pertencentes à família Solanaceae. Não repetir o plantio em locais onde já tenham ocorrido doenças de solo. Controlar a irrigação, evitando o excesso de água no solo, e dar preferência para o sistema por gotejo. Realizar adubação equilibrada, evitando excessos. Evitar plantios próximos a lavouras velhas e abandonadas. Utilizar estacas novas ou desinfestadas (ou utilizar fitilho descartável de plástico, para reduzir o risco de contaminação). Logo após as desbrotas, pulverizar com produtos à base de cobre, para proteger os ferimentos. Evitar ferimentos nas plantas em operações como campina e amontoa. Fazer o manejo adequado de plantas daninhas, folhas velhas e frutos descartados, que favorecem a proliferação de patógenos. Tentar impedir a entrada de vetores de viroses (tripes, mosca branca, pulgões) na área. Enxertia (principalmente em estufas). Controle químico. Solarização do solo.

Fonte: ABCSEM

Gostei(50)Não Gostei(1)

20 comentário em “Informações técnicas para cultivar tomates

  1. Eng. agr.Wim T J Mulder

    Atualmente a cultura de tomate é praticado na maioria com gotejamento, para tanto deveria ter um esquema de adubaçao para a fertirrigação. Eu poderia fornecer esquemas por região e por epoca do ano para altas produtividades. A disposição para colaborar com o site com consultoria baseada em analises do solo pré e pós plantio. Tenho vasta experiência em muitas culturas. Caso interessa fazer um contrato de colaboração posso enviar meu cv.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. Marco Antonio Schlindwein

      Boa tarde....estou planejando para o inicio de 2017 reservar uma área do sitio para o cultivo de tomates no chão, onde o investimento não é tão alto como no hidropônico e de pimentão colorido. Resido na região norte do RS, se puder enviar informações sobre o manejo de variedades de tomates para salada e cereja agradeceria muito. Att Marco

      Gostei(0)Não Gostei(0)
      1. Canal do Horticultor

        Olá Marco, tudo bem? Além destas informações do post, também podemos lhe orientar tecnicamente no momento da compra de sementes. O manejo pode mudar de acordo com as variedades escolhidas, o estado do solo e o regime escolhido (convencional ou orgânico). Sugerimos que você entre em contato com o nosso representante na sua região para ter informações mais específicas. Segue o contato:
        Distribuidora de Sementes Mirimar Ltda Área: Norte do Estado
        Cidade: Santa Rosa
        Fone: (55) 3512-6001 fabimirimarsementes@hotmail.com

        Gostei(0)Não Gostei(0)
  2. GUSTAVO NOGUEIRA DE HOLANDA

    Faltam informações para cultivo doméstico, em hortas pequenas e em apartamentos. Quais as melhores variedades, tamanho de jarro ou caqueiro, melhor período de plantio? Publicaram um artigo de milho para hortas domésticas e jarros. Se saísse o de tomates também seria um sucesso!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  3. FLAVIO JUNIOR PORTO

    Bom dia, meu nome é Flavio Porto, e estarei iniciando na atividade na horticultura no inicio de 2017. Vou plantar maracujá e gostaria de trabalhar na horticultura que eu possa comercializar em tres cidades, Bambui , Lagoa da Prata e Luz, todas localizadas no Centro Oeste de Minas Gerais. Conto com o apoio de voces.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  4. Niltomar Batista Corrêa

    Boa tarde irei plantar tomate em estufa do tipo italiano, na região de Itaí SP, estou comprando mudas já enxertadas para obter o máximo de potencial produtivo, poderiam me auxiliar no manejo nutricional com produtos já formulados? E também qual a produtividade máxima q posso alcançar por planta?
    Obrigado
    38-999027289

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. Canal do Horticultor

      Olá Michel, a produtividade varia muito de acordo com o manejo, por isso não temos como informar com precisão um número para você. Sugerimos que você tenha um controle fitossanitário de pragas e uma adubação eficiente para obter os melhores resultados com os seus tomates.

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  5. Petronilo Pereira Filho

    Estou pretendendo iniciar um plantio de tomates em garrafas pet, pois moro em casa com quintal cimentado. Para isso tenho que conseguir sementes de tomates pequenos, como o cereja, ou equivalente. Onde consigo as sementes?

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  6. antonio pereira

    ola . vou iniciar o cultivo de tomates italianos em estufas ,com fertirrigaçao , que variedades vc me indica na minha regiao metropolitana de curitiba,/agudos do sul pr/
    obrigado

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  7. Edeilson

    Olá plantei pepino caipira mais estou com dificuldades pois está dando doença ela mancha as folhas por baixo e depois passa para cima e vai se acabando gostaria que alguém me desse uma orientação.

    Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!