Microverdes de beterraba: produtora otimiza resultados após testes no cultivo

Algumas espécies podem ser mais complexas no cultivo de microverdes, como as beterrabas (Beta vulgaris) e as acelgas (Beta vulgaris var. cicla). No entanto, após alguns testes no cultivo, os produtores da Supergreen Microverdes | Fazenda Vertical Urbana conseguiram ótimos resultados na sua produção.

Danielle Pinheiro, CEO da Empresa compartilhou conosco os resultados mais recentes. Acompanhe:

Entendendo a peculiaridade das espécies

Após diferentes testes com as sementes de beterraba e acelga, o método de produção mais eficiente até o momento foi conjunto de estratégias: redução na densidade de semeio, aumento na quantidade de substrato e uso de bandejas mais profundas. Com estas 3 práticas combinadas, as plantas obtêm melhor sustentação de raízes e consequentemente, melhor sanidade e produtividade.

Microverdes de beterraba, com excelentes resultados na produção

“Este é o nosso melhor resultado, após 3 anos de muitos testes”, garante Danielle.

Também foi percebido que não deixar as sementes de molho antes de semear e evitar utilizar peso sobre as sementes na germinação contribuíram para a qualidade na produção, resultando em microverdes mais vigorosos, de melhor qualidade em suas estruturas, além da diminuição nas perdas ao longo de cada ciclo produtivo.

Bandejas utilizadas na produção escalonada de microverdes – Supergreen Microverdes

Substrato utilizado

O substrato escolhido desde o início do cultivo pela empresa, é a terra vegetal. Este insumo é de fácil acesso em diferentes regiões do país, já que é também utilizado em projetos de paisagismo, por exemplo.

“Já fizemos testes com espuma fenólica mas não tivemos sucesso. E para as beterrabas e acelgas, percebemos não ser um meio de cultivo muito interessante”, conta Danielle.

Registros durante os testes na produção dos microverdes de beterraba – Supergreen Microverdes

Manejo da irrigação faz a diferença

Outro grande “segredo” para melhores resultados no desenvolvimento da beterraba como microverde está relacionado ao manejo da irrigação, já que substratos excessivamente úmidos resultam em ambientes desfavoráveis para a espécie, e o mesmo acontece para as acelgas.

“Na empresa a irrigação é feita manualmente durante o período de germinação, através de pulverizadores, e durante o crescimento do microverde é feita por irrigadores automáticos uma vez ao dia, no entanto, estamos sempre atentos à irrigação, caso elas já estejam úmidas, desligamos os irrigadores”, disse Danielle.

Muito procurados na cidade, os produtos são vendidos em pelo menos 6 lojas físicas e podem ser comprados também via aplicativo de entrega. 

Acompanhe mais sobre a Supergreen Microverdes, pelas redes sociais e até o próximo conteúdo!

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *