Por dentro do laboratório da Isla: Descubra o trabalho por trás de sementes de alta performance

Relembrando a cada momento que a semente é um ser vivo, a ISLA Sementes acrescenta muito carinho e zelo a cada nuance de seu trabalho. Os cuidados vão desde a produção das sementes nos campos de Candiata (RS) e Jaíba (MG) até o processo de embalamento destas, que chegarão a sua casa nas condições ideais para se transformarem em alimentos cheios de sabor! No meio deste circuito, a ciência se faz imprescindível, e uma série de análises é realizada.

O laboratório desenvolve um trabalho que preza a excelência e os bons resultados no campo, proporcionando o sucesso do cultivo tanto para quem quer começar a tão desejada horta quanto para produtores em larga escala. Assim como toda a semente comercializada no país passa por uma rígida regulamentação do Ministério da Agricultura, cada semente que sai da ISLA passa por um longo e rigoroso processo de produção e de controle de qualidade.


Com iluminação de led e temperatura específica para cada cultivar, câmara especial da ISLA garante condições ideais para o desenvolvimento dos materiais

Dentre as diversas etapas desse processo, uma delas é a de controle de qualidade, que ocorre dentro de um laboratório de análise de sementes. Desde 1991 a ISLA possui um laboratório próprio e altamente qualificado, que vivencia constantes evoluções, se adequando às legislações internacionais de análise de sementes. Para operar ele precisa seguir os procedimentos da ISO 17.025 (uma norma específica para laboratórios de ensaio) e precisa ser certificado pelo Ministério da Agricultura. Essa certificação ocorre a cada três anos, no qual o laboratório passa por uma rigorosa auditoria dos fiscais da agricultura.


Análises de pureza são realizadas para conferir a qualidade dos lotes de sementes!


Realização do cultivo em areia (que a cada processo é higienizada e esterilizada em estufas à 200º), para após ser avaliada a taxa de germinação e qualidade das sementes!

Nesse ano o laboratório da ISLA renovou a sua certificação, que é válida até maio de 2020. Com uma equipe exemplar e extremamente eficaz, o local consolida-se como um dos melhores laboratórios de análise de sementes do país. Hoje são analisadas mais de 600 cultivares, superando as 4 mil análises por ano. E os resultados seguem crescendo! Desde 2015, as análises realizadas na empresa dobraram, e só neste ano foram mais de 4.300 análises, sendo que a previsão é que 2018 encerre com mais de 5 mil análises efetuadas.

 
Realização de teste de germinação de sementes

Tendo como norte o princípio de que cada semente é um ser vivo, a equipe da ISLA se dedica diariamente a uma rotina de controles, que envolve cuidados com os materiais que entram no laboratório, com a higienização (dos equipamentos, bancadas e mãos, além de uso de jaleco), com a validade dos produtos utilizados, revisão dos utensílios que serão operados e dos germinadores, calibragem de diferentes balanças e, por fim, a contagem de sementes germinadas.



Processo para realização de teste de germinação de sementes!

Graças a estes esforços e organização, é garantida a qualidade das sementes, que no futuro proporcionarão o sucesso desde hortas caseiras até lavouras em grande escala. “A gente tem controle para tudo, desde o uso da água que vai numa solução até para preparar o substrato e fazer o plantio de uma semente. Tem padrão para a temperatura, de ambiente, de germinação da semente, tudo dependendo das particularidades de cada espécie. Temos também diferentes controles de equipamentos. E tudo isso atendendo ao que a norma solicita”, expõe Marta Ferreira, analista de qualidade do Laboratório da ISLA Sementes.

Extremamente eficiente, equipe do Laboratório da ISLA torna possível o alto padrão de qualidade! Da esquerda para a direita: Charles Terres do Nascimento (auxiliar de laboratório), Maicon André França (estagiário), Jaqueline Sobirai Reis do Nascimento (analista de laboratório),  Bruna Vieira Giraldi (auxiliar de laboratório) e à frente Priscila Nunes Rufino (auxiliar de laboratório) e Joice da Silveira Zanini (auxiliar de laboratório)

Para ser aprovado, um lote de sementes passa por várias etapas. A primeira é a coleta de uma amostra representativa para a realização dos testes, que consistem basicamente na determinação da pureza da amostra (através da separação e identificação das impurezas – material inerte e outras sementes) e na germinação e vigor das sementes puras. Para isso, é separado certo número de sementes de cada lote, que são colocadas nos germinadores, onde, em temperatura apropriada, permanecem até a germinação.


As sementes da ISLA saem de fábrica testadas, com dois anos de validade e com taxa de germinação acima de 90%, em condições ideais para proporcionarem colheitas cheias de sabor

“São feitas análises com todas as sementes que a ISLA comercializa. Antes de qualquer lote ser vendido a gente faz a análise de pureza. O lote é beneficiado (separação de todo material inerte) e uma amostragem chega aqui. Essa amostra de sementes é semeada e depois de cinco dias é feita a primeira contagem. Fechando nove dias encerramos a contagem, conferindo a taxa de germinação. Em caso de os resultados serem positivos liberamos a comercialização.  Em caso de a amostra do lote não atingir o nosso padrão ISLA de germinação, ele é prorrogado por mais de metade do ciclo total, no caso 4 dias e meio e analisamos novamente. Para os testes simulamos o campo, tudo dentro da legislação e das Regras para Análise de Sementes (RAS)”, explica a Analista de Laboratório,  Jaqueline Nascimento.

Testes são realizados dentro da legislação e das Regras para Análise de Sementes (RAS)


Sementário da ISLA Sementes, que conta com amostras de mais de 600 variedades! Entre elas hortaliças, temperos, flores, ervas e árvores nativas

Na etapa de germinação, cuidados como a atenção à temperatura são fundamentais. A sala de germinação se mantém a 20º, mas cada germinador tem uma temperatura específica, que varia conforme a espécie, simulando também a noite e o dia. E para efetuar com sucesso os testes, em alguma variedades de sementes são realizados processos como o de quebra de dormência, por meio de esfriamento das sementes em câmara entre 5º e 10º, e o processo de escarificação, realizado em sementes florestais que tendem a demorar um prazo maior para germinarem. “O laboratório alcançou essa excelência porque os processos são bem rigorosos. Testamos tudo que usamos, desde o controle de pH da água até o teste de qualidade de papéis que usamos para germinação. Se cultivamos em areia, ela é lavada e esterilizada em estufas a 200º, durante duas horas. Cuidamos das superfícies, dos microscópios, lupas, pinças, placas de petri, usamos álcool 70% para esterilizar e cuidamos da higiene. Estamos sempre mantendo um padrão alto”, revela Jaqueline.

Quanto à certificação, fundamental para a produção de sementes que vão originar alimentos de qualidade, Marta ressalta que é uma forma de facilitar a importação e exportação das sementes, tendo em vista que o reconhecimento é a nível internacional. Para ela e toda a equipe do laboratório, além do reconhecimento é essencial manter a qualidade do produto e do serviço a cada dia! “O mais importante é sempre estarmos com tudo em dia, atendendo realmente ao que a norma preconiza e se atualizando nos processos. E além de nós aqui do laboratório, a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da ISLA realiza um trabalho muito importante. São profissionais extremamente competentes, e assim podemos chegar nos padrões de qualidade desejados. Analisamos e geramos resultado”, conta.  E o resultado destes cuidados? Todas as sementes da ISLA saem de fábrica testadas, com dois anos de validade e com taxa de germinação acima de 90%, em condições ideais para proporcionarem colheitas cheias de sabor!

 

Acesse www.isla.com.br para conhecer toda a linha de sementes que a marca disponibiliza e conferir as características marcantes de cada cultivar! 

EDITAR

disponibiliza e conferir as características marcantes de cada cultivar! 

Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!