Saiba como evitar o pendoamento precoce nas alfaces

Durante o verão, um dos maiores desafios dos horticultores que produzem folhosas é evitar o pendoamento precoce das variedades, que compromete a produção e a comercialização dos materiais. O fenômeno, muito comum em alfaces, é induzido quando cultivares com baixa tolerância ao calor são expostas a altas temperaturas. Para driblar o problema, o investimento em cultivares com boa resistência, assim como o cultivo na época adequada são fundamentais.

O que é o pendoamento precoce e por que ocorre

O pendoamento nas alfaces é a expressão da fase reprodutiva dessa espécie. Quando cultivares dessa hortaliça são expostas a situações de estresse com alterações bruscas de temperatura (como frio durante o verão ou excesso de calor), este processo é acelerado. Ou seja, plantas que passam por período de stress soltarão o pendão antes do tempo, com o intuito de perpetuar a espécie quando se sentem ameaçadas.

Cuidados necessários

Preservar a planta em estado mais confortável possível para que ela não tenha pressa durante o seu processo de crescimento é o ideal. Neste caso, é importante que horticultures atentem ao uso de telados como o do tipo vermelho, que pode alterar o ciclo da planta, o acelerando.

O cultivo na época adequada para cada cultivar também é fundamental. E uma das maiores causas do pendoamento precoce em alfaces é ocasionado quando variedades de inverno, por exemplo, são semeadas durante o verão.

Prejuízos
O pendoamento precoce induzido pelas altas temperaturas e fotoperíodo longo agrava o problema de perdas no verão, refletindo diretamente no preço e na oferta do produto no mercado, devido à maior demanda de consumo nesse período.

Após atingirem o pendoamento precoce, as variedades não apresentam mais o porte ideal para a comercialização. Os prejuízos se estendem desde a alteração no formato das variedades (expressa no alongamento do caule) até ao aumento de produção de látex da planta (substância que ocasiona no amargor da alface). Ambos fatores prejudicam a comercialização do material, que passa a não ter boa aceitação do consumidor, não atendendo às expectativas do mercado.

Como evitar o pendoamento precoce

Além dos cuidados com época de cultivo e temperaturas, outros fatores podem garantir o sucesso da produção.

O uso de variedades resistentes/ tolerantes ao pendoamento precoce é uma das alternativas para se viabilizar o cultivo ao longo do ano. Outra alternativa para evitar o pendoamento precoce é a utilização do ambiente protegido com o emprego de telados, proporcionando um microclima favorável para o desenvolvimento da cultura, na busca por reduzir prejuízos econômicos ao produtor e aumentar a qualidade do produto. Porém, esta tecnologia deve vir juntamente com a escolha do genótipo para melhor expressão do seu potencial genético.

Conheça algumas variedades de alface tolerantes ao pendoamento:

ALFACE GAMBOA (922)

-Resistente a danos causados pelas chuvas e tolerante ao pendoamento
-Ótima adaptação em campo aberto e hidroponia
-Rusticidade, produtividade e excelente pós-colheita
-De sistema radicular vigoroso e folhas espessas de verde brilhante
-variedade apresenta fácil manejo e formato propício para embalamento, o que a torna ideal para horticultores que buscam produzir em larga escala
-Resistência ao Vírus do Mosaico da Alface e queima da saia

CRESPA PALMAS (923)
923_Crespa Palmas
– Planta grande
– Coloração verde intenso
– Folhas mais eretas facilitando o embalamento e com excelente conservação pós-colheita
– Maior tolerância ao pendoamento

CRESPA ITAPUÃ SUPER (028)
028 - Alface Itapuã Super
– Elevada tolerância ao pendoamento
– Mais resistente e maior produtividade
– Cabeça grande e volumosa
– Folha solta crespa de cor verde-clara
– Tolerância a Tip Burn (deficiência de cálcio)

ALFACE BRAVA (22)

– Ótima qualidade visual e coloração brilhante das folhas
– Excelente resistência ao calor a torna ideal para regiões quentes, e a semeadura pode ser realizada durante todo o ano
– Excelente sabor
– Folhas menos crespas, porém de maior porte

AMERICANA DELICIA (047)
047 - Alface Americana Delícia

– Planta grande, precoce e uniforme
– Excelente coloração verde brilhante
– Genética desenvolvida para regiões quentes
– Resistente à queima de saia (Rhizoctonia solani) e ao calor

Fonte: Campo e Negócios

Gostei(17)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!