Viveiro de mudas: Conheça mais sobre a produção de arruda

A produção de mudas é uma importante etapa na horticultura brasileira, sendo etapa indispensável para algumas espécies de temperos e flores, por exemplo. Hoje trazemos os bastidores de um viveiro de mudas já tradicional pela produção de diversas plantas, entre elas as hortaliças, temperos e espécies ornamentais, como a arruda.

Segundo Paulo Groot, proprietário do Viveiro PG Mudas, a produção de arruda no viveiro já acontece há mais de 15 anos. Conversamos com ele e trazemos os destaques desta conversa aqui no Blog. Confira a matéria:

Como percebem o mercado atualmente? 

Mercado em geral neste segmento (temperos e condimentos) anda aquecido, teve aumento muito significativo na procura de mudas com a pandemia. Um dos desafios é atender a demanda, conseguindo conciliar as etapas de compra de sementes, produção das mudas e entrega aos compradores. Especificamente a Arruda, já estávamos sentindo a falta das sementes no mercado especificamente a variedade Graúda Cambará. Estamos conseguindo planejar os próximos lotes, com as sementes compradas nesta época do ano, garantindo os insumos para boa parte do ano na produção de mudas.

Como são feitas as mudas de arruda?

As sementes são distribuídas em bandejas de 512 células, levadas à câmara de germinação com controle rígido de temperatura, umidade e iluminação. Permanecem na câmara até o aparecimento das primeiras folhas. Na sequência, são levadas para estufas aclimatadas, onde seguem até atingirem tamanho suficiente para venda.

Mudas de arruda em produção – PG Mudas Holambra

Quais os principais cuidados para uma muda de qualidade?

Além dos cuidados na escolha das sementes, que é fundamental, percebemos que usar um substrato de altíssima qualidade para poder conseguir a melhor germinação e vigor das mudas.

Câmaras de germinação

Quais são os principais destinos das mudas?

Atualmente atendemos todo o Brasil mas as regiões que ganham destaque são Sudeste, Nordeste e Centro-oeste. Destacamos ainda uma grande percepção de descentralização do consumo de mudas que era principalmente as cidades de Atibaia, Holambra e arredores de São Paulo agora estão migrando para o restante do Brasil destacado nas regiões já mencionadas acima.

Acompanhe mais sobre o trabalho do Paulo e seu viveiro nas suas redes sociais:

Intagram: @pgmudas 

Facebook: Pgmudas Holambra

Compartilhe conosco sua produção! Você pode mandar fotos e nos contar sua história através do e-mail [email protected]

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *