Baby Leaf: colhendo sabor mais cedo

Para quem deseja atender um mercado consumidor exigente, a produção de baby leaf (colheita antecipada) é uma boa alternativa. Trata-se de um processo que consiste em colher os produtos antes do tempo que tradicionalmente se costuma aguardar para consumi-los. O processo, também conhecido como folhas jovens, é obtido por meio de um artifício no manejo da cultura que garante os tamanhos reduzidos. O tempo de espera da colheita varia de acordo com a espécie.

Assista ao vídeo com informações detalhadas sobre a produção de baby leaf

Diferente do que se imagina, não se trata de um modismo, mas, sim, de uma tendência.  A prática já tem conquistado espaço entre chefs de cozinha de grandes restaurantes, que as utilizam para fazer releituras de seus pratos. Além disso, buffets têm optado por hortaliças baby leaf no seu cardápio, uma vez que conquistam pelo paladar e pelo olhar. Vale destacar que em países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, o baby leaf já conquistou os consumidores há pelo menos cinco anos.

A produção de baby leaf
A hidroponia é o sistema de produção mais indicado. As etapas do processo, geralmente, são as seguintes: câmara de germinação. Dali, as bandejas vão para o berçário. Depois, para as estufas de pré-crescimento e, finalmente, para as estufas de crescimento.

Conheça a linha de sementes ISLA ideal para produção baby leaf 

Alface Itaúna Frisée – Folhas espessas e frisadas, saborosas e com alto potencial de mercado por ser visualmente atrativa na gastronomia contemporânea.

Alface Itaúna baby leaf

Rúcula Silvestre – As folhas, lisas, finas, recortadas e de coloração verde-escura têm um fácil rebrote. Quando adultas, têm sabor marcante, mais apimentado, quando jovens, o sabor fica muito mais suave.

Rúcula Silvestre baby leaf

Rúcula Silvestre baby leaf

Manjericão Gennaro de Menta -Folhas lisas e no formato oval têm uma coloração verde escura e um sabor que lembra menta. Além disso, são cobertas de óleos essenciais como o estragol, cânfora e linalol, contém ácidos orgânicos e generosas doses de vitaminas C e A.

Manjericão Gennaro de Menta

Manjericão Gennaro de Menta

Repolho roxo – É resistente ao Yellow Spot Virus. Tem alta tolerância à umidade e ao calor. Quando adulto, forma uma cabeça redonda compacta de boa uniformidade. Possui ampla adaptação a cultivo em campo aberto. As folhas externas apresentam textura e cor intensa.

Repolho roxo

Repolho roxo

Gostei(3)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!