Desenvolvida pela Embrapa e em parceria com a Emater e a ISLA Sementes, a pimenta BRS TUI chega ao mercado como a primeira pimenta do tipo biquinho de coloração salmão do mercado brasileiro.
A coloração diferenciada do material aliada a seu sabor adocicado possibilita que ele tenha duas principais aptidões: ser utilizada no processamento industrial de conservas, geleias, azeites e vinagres e também na comercialização de frutos frescos.
Além dessas qualidades, a arquitetura da planta e a simetria de seus frutos possibilitam que a Tui também tenha potencial para ser comercializada no mercado de ornamentais.
A cultivar apresenta alta produtividade e uniformidade de plantas e frutos. Além disso, uma de suas características que mais se destacam é o elevado teor de vitamina c presente no fruto. Enquanto as demais pimentas do tipo biquinho apresentam teor de 99 mg/100g, a Tui possui 205 mg/100g.
As plantas da BRS Tui apresentam crescimento intermediário, chegando a aproximadamente 70cm de altura e 1m de diâmetro. A cultivar possui resistência ao nematoide-das-galhas, resistência intermediária a oídio e a mancha bacteriana, e tolerância em campo a importantes viroses (GRSV, TCSV, PepYMV e PVY).
Os frutos são adocicados, com baixa pungência (170 pontos na Unidade de Calor Scoville). Apresentam coloração verde clara quando imaturos e salmão quando maduros, com largura média de 1,8 cm por 3,2 cm de comprimento. Foi registrada a produção de 30 toneladas por hectare nas condições da região Centro-Oeste do Brasil, durante a época da seca, em seis meses de colheita.
Principais Destaques da Pimenta BRS Tui (Biquinho Salmão):
*Coloração salmão.
*Alto teor de Vitamina C.
*Indicada para plantio em todo território nacional.
*Ideal para climas quentes, intolerante a geadas.
*Apresenta resistência ao nematóide-das-galhas
*Resistência intermediária a oídio e mancha bacteriana
*Tolerância em campo a GRSV, TCSV, PepYMV e PVY
Acesse aqui o site da ISLA e adquira as suas sementes em cartelas de 10g ou pacotes com 100g.