Conheça o ponto ideal de colheita do melão e evite o apodrecimento dos frutos

Extremamente importante para os produtores do semiárido brasileiro, a cultura do melão apresenta bons rendimentos, principalmente em estados como Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. A cultivar é uma das principais oleráceas do mundo, e em épocas mais quentes faz sucesso na mesa de muitos brasileiros!

Para garantir que os frutos sejam doces, de boa textura e sanidade, alcançando o máximo potencial possível, é fundamental que os produtores tenham alguns cuidados no manejo. Dentre eles, a atenção ao ponto de colheita dos materiais e o cuidado para evitar o apodrecimento dos frutos, que torna inviável a comercialização destes.


Nas imagens vocês conferem o Melão Pingo de Mel, da ISLA Sementes. À esquerda o material está em ponto ideal para consumo. Já à direita, o material está em ponto ideal para colheita

O ponto de colheita é determinado pelas ranhuras no pedúnculo. Em caso delas estarem começando a soltar, o horticultor pode colher os frutos (ainda verdes) e comercializar no mercado. Lá, eles terminarão de maturar, alcançando a coloração final da variedade e indicando que é o ponto ideal para serem consumidos.


Ranhuras no pedúnculo indicam ponto ideal para colheita dos frutos

Tendo conhecimento do ponto de colheita, o produtor evita que ocorra a fermentação interna do material, que posteriormente acarreta no apodrecimento dos frutos. É possível conferir a fermentação em materiais colhidos de forma tardia, analisando o interior dos frutos. Neste caso, além de um cheiro atípico, o produtor vai perceber que próximo às sementes, o melão está com um acúmulo de “água” além do normal.

Conheça o ponto ideal de colheita dos melões: 

Outro fator que pode ocasionar no apodrecimento dos frutos é relacionado ao contato direto destes com solo. Uma técnica que auxilia a evitar este problema é o calçamento dos frutos. Ela consiste em calçar os frutos com materiais vegetais (bambu, fitilho, palha ou capim seco) ou inorgânicos (isopor, polietileno, etc.), evitando-se o contato direto destes com o solo. Essa prática reduz o apodrecimento dos mesmos, principalmente na época chuvosa.

Confira mais informações técnicas sobre a cultura do melão e como cultivar o material!

Gostei(5)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!