O cultivo protegido é um dos temas que mais gera dúvidas na horticultura. Seja pelas novas tecnologias, materiais e insumos empregados, formatos e modelos de estruturas ou mesmo pelo manejo utilizado neste sistema de produção, o assunto reúne pesquisadores, técnicos e produtores de todo o país para discutir estes cenários.
No dia 17 deste mês, aconteceu o primeiro dia do Simpósio de Cultivo Protegido, promovido pela Embrapa, com mais de 3 horas de palestras, paineis e bate-papo entre os especialistas no assunto.
Acompanhe o vídeo com a aula magna, apresentada pelo Pesquisador Italo Guedes: “Panorama e perspectivas do cultivo protegido”.
SIMPÓSIO DE CULTIVO PROTEGIDO – Painel I: Estruturas e plásticos para o cultivo protegido:
Terezinha Caitano Reinoldes
Meu nome é Terezinha tenho 67 anos, fui costureira por mais ou menos 50 anos, há seis anos, por motivo de saúde tive que parar, comecei a trabalhar com artesanato.
Quando veio a pandemia tive q parar novamente.
Amo plantas em geral, principalmente suculentas.
Para passar o tempo comecei a colecionar suculentas e outras espécies de plantas também, chegou um momento q não tinha mais onde colocar plantas, foi aí q pensei! Vou montar vasos e vou começar a vender.
Mas comecei a pesquisar como deixá-la mais saudável e mais bonitas.
Descobri que precisava de uma estufa, passei a pesquisar como fazer uma estufa, e junto com o meu filho começamos a comprar os materiais e a confecçionar a estufa, mas tinha um probleminha, não tinha espaço suficiente no meu quintal, aí veio a ideia de fazer em um espaço de 6×3 q tenho na porta da minha sala, resumindo está pronta é montei muitos vazinhos e está um jardim lindíssimos e já comecei a vender, agora esperando crescer muito nesse ramo e fazer sucesso.
A estufa foi fundamental para o desenvolvimento das suculentas.
Muito obrigado pela a oportunidade de compartilhar minha experiência. Bjs
Vania
Olá, Terezinha
Ficamos muito felizes com seu depoimento.
Obrigado por compartilhar conosco sua experiência.