A demanda por produtos orgânicos cresce ano após ano no Brasil, impulsionada pelo aumento do número de pessoas que optam por um estilo de vida que valoriza a alimentação natural. O cultivo orgânico caracteriza-se não só pelo processo de produção das hortaliças ser realizado sem utilização de produtos químicos, mas também pelo respeito aos princípios e métodos da Agroecologia, como: cultivo em ambientes diversificados em fauna e flora; revolvimento mínimo do solo; uso de matéria orgânica, adubação verde e biofertilizantes; uso de métodos alternativos e biológicos de proteção contra pragas e doenças; dentre outros.
Quando a venda do produto orgânico é realizada através do varejo (supermercados, hortifrútis, etc.), deve obrigatoriamente conter o selo de certificação orgânica, emitido por órgão licenciado pelo Ministério da Agricultura. Quando a venda é realizada diretamente do produtor para o consumidor (feiras livres, por exemplo) é dispensada a obrigatoriedade da certificação.
Após anos trabalhando com plantio de fumo, o produtor Claudiomar dos Santos recebeu um convite do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha – RS, para iniciar a produção de hortaliças no sistema orgânico.
“Quando comecei com os orgânicos me senti desconfiado de que daria certo, mas assim que comecei a entender e vivenciar as práticas, me conectei com a natureza de uma forma que não pretendo voltar atrás, e as pessoas sentem o mesmo, a procura só aumenta”, afirma o horticultor.
Ele recebe suporte e acompanhamento técnico e frequenta cursos no sindicato há cerca de 4 anos para otimizar as práticas no campo e ter hortaliças de melhor qualidade. A produção é vendida em feiras orgânicas e também é destinada a alimentação escolar das escolas locais. Em novembro de 2016 Claudiomar recebeu o certificado de produtor orgânico.
A oferta de sementes sem defensivos que podem ser cultivadas em sistema orgânico também só aumenta! Atualmente, a ISLA é a principal fornecedora de sementes dos produtores orgânicos do Brasil. Para verificar as opções, ligue para 0800 709 5050 e consulte o estoque!
Todos os anos a ISLA Sementes lança tradicional calendário risque-rabisque que vai muito além dos dias e meses do ano, apresentando dicas e novidades do setor para produtores e consumidores. Em 2017, o curador do conteúdo foi o Canal do Horticultor, que apresenta mês a mês uma tendência da horticultura e um case que se destacou no mercado ao implementar esta tendência. O horticultor Claudiomar dos Santos é o case do mês de setembro!
Siga acompanhando o Canal do Horticultor para ver todos os cases!
Felix Augusto Sechin
Olá Boa noite!!! Grato pela excelente oportunidade. Pediria sua gentileza de nos oferecer, se possível, orientações, informações de como consigo adquirir sementes para cultivo orgânico, estou tentando contato neste tel 0800… informado, mas sem sucesso. Possuo um sítio no sul do ES, uma localização de bom clima, montanhoso, áreas com aclive/declive, e planas. Um mata fechada linda. Um propriedade pequena de 8,8 hectares. Gostaria de iniciar uma produção comercial de hortaliças orgânicas a partir de uma adubação com estercos bovinos e de galinhas, água de boa procedência, de poço artesiano. Fico a uma distância de 18km da cidade de nome Castelo e com bom acesso para a capital vitória. Ficaria grato caso lhes fosse possível um retorno com algumas instruções e dicas.
Grato
Felix Augusto Sechun
(hoje e pelos próximos dias estou e estarei em SP)
, 11 999609780, retorno no próximo mês para o ES.
Canal do Horticultor
Olá, Felix, tudo bem? A ISLA oferece uma ampla variedade de sementes sem adição de agrotóxicos, que são as sementes ideais para cultivo orgânico! Atualmente, somos a empresa que mais abastece os produtores orgânicos brasileiros com sementes e temos muito orgulho disso! Para adquirir, por favor, procure o selo “Sem Defensivos” nos envelopes ou encomende suas sementes pelo televendas. Se o 0800 não funcionou, pode ser por que você ligou de um celular, e ele só vale para fixo. Outro número possível é o: (51) 2136 6648
Celina Tomaz
Olá, Felix, Creio que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é responsável pelos serviços assistência técnica e extensão rural no âmbito do Estado do Espírito Santo, (além da pesquisa). Faz o mesmo trabalho que a Emater faz aqui no DF, dando toda a assistência ao produtor, pra nós aqui tem sido um apoio incrível. Procure o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) da Incaper. Nessas unidades, lá eles têm programas de desenvolvimento junto às comunidades rurais, envolvendo ações integradas com foco de atuação em agricultura familiar, sustentabilidade, empreendedorismo, organização social e regionalização, além do atendimento a diversas demandas dos agricultores.
Edmilson Ferreira de Medeiros
Gostei da ideia, hoje estou no começo de uma produção de mel orgânico, já estou com 50 caixas de ninho de abelha quero trabalhar com essa média.
jose benedito dos reis
tambem tenho horta organica, faço com composto de folhas, mas infelizmente não tenho o selo, gostoria de orientações.
moro no bairro do portão, municipio de Atibaia-sp .
atenciosamente josé benedito
Joel Naegele Filho
Muito me interessa o modelo orgânico de produzir. Tenho uma propriedade rural em Cordeiro (RJ) onde pretendo implementar tal conceito
Noeme Ferreira Nunes
Parabéns pela matéria.Sou de Recife e estou a frente do Projeto Vida Verde Agroecologia Urbana.
Lisiane Abdalla
Gostei muito da matéria, uniu 2 situações muito importantes orgânicos e saúde, e casos de sucesso; a oportunidade de termos um mundo melhor depende disso. Grata!
elenice noqueira martins
gostaria de saber se tem um limite de terra para ter o apoio de voces
Canal do Horticultor
Olá Elenice, tudo bem? Todas as propriedades descritas aqui são de clientes da ISLA Sementes. Os clientes tem sempre apoio técnico para teerem sucesso na lavoura. Além disso, o Canal do Horticultor é aberto a todos horticultores do Brasil e busca levar informação a quem precisa 🙂
Cesar Feniman
Parabéns pela matéria. Além de lindas as plantas são muito oportuna para os nossos dias.
Gostaria de poder fazer parte também dessa maravilha.
Rosemeres Ferreira Barbosa
Matéria maravilhosa.
Sempre fui apaixonada por orgânicos mas agora gostaria de estar produzindo.
Qual procedimento para ingressar neste projeto?
Canal do Horticultor
Olá Rosemeres, cada cidade produtora tem uma cooperativa de produção. Sugerimos que você entre em contato com a prefeitura da sua cidade, com a Emater, ou com a Embrapa para encontrar cooperativas próximas.