Tutoramento de Abobrinha Tróia

Uma boa alternativa para quem planeja iniciar, ou ampliar, a atividade de horticultura é o plantio da abobrinha Tróia. E a condução desta cultivar por meio da técnica de tutoramento pode favorecer a sua lavoura!

Adaptada a uma larga faixa de temperatura, mas sobretudo aos graus mais elevados, a abobrinha ainda tem a seu favor a aceitação do brasileiro. Refogada, assada, frita ou empanada, entre tantas outras receitas culinárias, ela é preparada em todo o país.

Além de apreciada pelo sabor e textura leve, a abobrinha Tróia ainda conta com propriedades benéficas à saúde. Seu consumo é indicado por apresentar fácil digestão, capacidade de aliviar enjoos de gravidez e também de regular o trânsito no intestino. Cerca de 94% da hortaliça é pura água.

A Abobrinha Tróia da ISLA Sementes é um híbrido potencial, que quando bem manejado pode proporcionar alta produtividade. Uma técnica que vem proporcionando o prolongamento do ciclo e boa qualidade de frutos é o sistema de condução tutorada, feito por meio de fita de polietileno.

conduzida
Condução em Abobrinha Tróia, Santa Maria de Jetibá -ES

Os produtores da região de Santa Maria de Jetibá, no Estado do Espirito Santo, vem adotando este sistema, e se mostram satisfeitos com os resultados.

produtores estacamento troia
Abobrinha Tróia do produtor Renato Ponat, em Rio Possmoser,
Santa Maria de Jetibá – ES

A técnica de tutoramento permite à cultura uma melhor aeração da planta, que como consequência proporciona o menor ataque de doenças quando comparado ao sistema tradicional. Isto ocorre principalmente em épocas de temperaturas elevadas e alta umidade do ar, facilitando os tratos culturais e a colheita.

 O tutoramento é realizado com fita sustentada por estacas na linha, a cada duas plantas, da seguinte forma:

  • Primeira linha de condução: Passar as fitas paralelas a linha de cultivo a 0,25 a 0,30 m do solo.
  • Segunda linha de condução: Passar a fita paralela a linha de cultivo a 0,50 m do solo.

As demais linhas de condução são realizadas conforme o crescimento da planta, sempre com o cuidado necessário para não quebrar as plantas e os frutos.

Fita de condução: Fitas paralelas a 0,30m do solo
Fitas paralelas a 0,30 m do solo

Estacas: Estaca a cada 2 plantas
estacasestacas a cada m

Visão geral da lavoura conduzida
foto geral 2foto geral lavoura conduzida

Gostei(146)Não Gostei(2)

5 comentário em “Tutoramento de Abobrinha Tróia

    1. Canal do Horticultor

      Olá Lucia, tudo bem? O sistema de irrigação não muda. O produtor pode realizar o que for mais conveniente para a sua lavoura, porém, para prolongar o ciclo e evitar doenças o ideal é realizar a irrigação por gotejo, evitando a irrigação por aspersão.

      Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!