Como construir um biodigestor para a sua propriedade

Novas alternativas podem auxiliar na produção e reduzir os gastos de sua lavoura, contribuindo também com o meio ambiente! Um exemplo são os biodigestores, que apresentam baixo custo de implementação e são uma tecnologia que ajuda o produtor rural a economizar energia elétrica, podendo também ocasionar na maior geração de renda para as famílias.

Os biodigestores utilizam tecnologias simples, que possibilitam transformar a matéria orgânica, como os dejetos de animais, em biofertilizantes.  Estes podem ser usados para a fertilização das lavouras e na produção de biogás, muito útil como fonte de energia.

O biogás produzido pode ser aplicado de inúmeras formas para beneficiar o produtor!  Uma delas é a utilização para gerar energia elétrica dentro propriedade, uma alternativa para diminuir os custos das atividades desenvolvidas no campo e até mesmo para gerar renda do excesso de eletricidade produzida. Outra forma de aproveitamento é investindo na produção, quando o biogás pode ser utilizado para alimentar automóveis e tratores que são utilizados na lavoura.

Com o intuito de tornarem a produção mais rentável e de diminuir impactos ambientais, produtores vêm investindo neste tipo de tecnologia. Ela auxilia desde o campo até os afazeres da casa, como esquentar a água do chuveiro e para o preparo das refeições, ou no aquecimento dos lares durante épocas de frio.

Saiba como construir um biodigestor simples em sua propriedade neste vídeo!

Confira a aplicação do biodigestor na propriedade do agricultor Ademar Luiz, e seu relato sobre esta tecnologia: 

Você também desenvolveu uma solução sustentável para a sua lavoura? Compartilhe com a gente nos comentários deste post, na nossa página do Facebook ou pelo email canaldohorticultor@isla.com.br!

Fonte: Campo e Lavoura / Embrapa

Gostei(18)Não Gostei(1)

3 comentário em “Como construir um biodigestor para a sua propriedade

  1. Delvio vagner R. Braz

    Muito boa reportagem. Estou concluindo curso técnico em energias renovavel.
    Tenho interesse em trabalhar neste sistema de geração de energia com pequenos produtores de leite.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. Canal do Horticultor

      Bom dia Cesar, tudo bem? O custo de implantação depende do tipo de biodigestor utilizado e tamanho de sua lavoura. Neste link você encontra informações técnicas sobre esta tecnologia: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/549425/construcao-e-funcionamento-de-biodigestores

      Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!