A Embrapa Hortaliças produziu seis vídeos de curta duração que abordam a tecnologia do Sistema Plantio Direto (SPD) e seus benefícios, onde se destaca a redução dos custos de produção e dos impactos ambientais nas áreas de cultivo de hortaliças.
“A ideia era, dentro da temática do Sistema Plantio Direto, produzir vídeos curtos, para não serem cansativos, com pontos específicos e que traduzissem o que já está comprovado: a tecnologia melhora a qualidade do solo, reduz a necessidade de consumo da água e constitui uma importante ferramenta de adaptação às mudanças climáticas”, explica o pesquisador Carlos Pacheco, idealizador dos vídeos juntamente com o pesquisador Nuno Madeira.
Segundo Henrique Carvalho, do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Hortaliças, cada vídeo aborda um viés dentro do Sistema Plantio Direto: “O primeiro contempla os princípios do SPD, o segundo mostra os efeitos do uso da tecnologia para a economia de água, o terceiro como ela age sobre o solo, o quarto sobre mudanças climáticas, o quinto mostra seus resultados nas regiões serranas e o sexto e último quais as perspectivas para reforçar o seu uso nas áreas de cultivo de hortaliças”, descreve.
O projeto “Cultivo de Hortaliças em Sistema Plantio Direto”, em sua segunda fase, levou em consideração os eventos ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro em 2011 e 2012, que resultaram em grandes perdas humanas e materiais. As circunstâncias de fortes chuvas e deslizamentos de terra da época levaram a Embrapa Hortaliças a direcionar o foco do projeto para as regiões serranas do Brasil. Além disto, a ideia dessa ferramenta audiovisual surgiu nessa ocasião, que inclusive é contextualizada em um dos dos seis vídeos.
Confira os vídeos:
Vídeo 1: Introdução ao Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)
Vídeo 2: Benefícios do SPDH nos solos
Vídeo 3: SPDH e a economia de água para irrigação
Vídeo 4: SPDH e mudanças climáticas
Vídeo 5: SPDH na região serrana
Vídeo 6: Adoção e perspectivas do SPDH
Fonte: Embrapa Hortaliças
Marcos Soares
Os vídeos apresentados são muito didáticos e esclarecedores. Os profissionais envolvidos estão de parabéns pelo trabalho que vem a enriquecer e facilitar a produção com qualidade e preservar o ecossistema. Gostaria de deixar um grande abraço agroecológico ao amigo Engº Ivo Ludke da EMBRAPA Hortaliças de Brasília.
Marcos Soares
Gostaria de retificar o nome do amigo da EMBRAPA Hortaliças em Brasília, onde escrevi Ivo Ludke, escreva-se Ítalo Ludke, agradecimentos à todos da EMBRAPA.