Soluções Tecnológicas e Sociais são tema de Dia de Campo

A busca por alimentos mais saudáveis, com ênfase nas boas práticas agrícolas e melhores alternativas de produção, traz benefícios para produtores e consumidores. Uma das formas de alcançar estes resultados de impacto positivo é reunindo as diversas partes que compõe a Olericultura, expondo novas tecnologias, cultivares, produtos, práticas e fomentando a discussão sobre temáticas de relevância para o setor e para a sociedade.  Pensando nisto, a Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Agrocomapa e empresas do setor da Olericultura promoveram o  “Dia de Campo – Soluções Tecnológicas e Sociais para a Olericultura”, realizado na sexta-feira (29/09), em Maquiné.

O Dia de Campo, de grande importância para os produtores rurais, ocorreu na propriedade de Elton Bobsin, na Linha Solidão, Maquiné – RS. Ao todo, cerca de 400 agricultores e interessados na atividade de olericultura participaram. A família Bobsin recepcionou o público, abordando o histórico e a atual lógica de produção na propriedade. Durante o percurso pelas estações, empresas de sementes apresentaram plantas de variedades, linhagens e híbridos de olerícolas, brássicas e folhosas. O proprietário e produtor rural Elton Bobsin destaca que o evento é uma oportunidade para que os produtores se beneficiem a nível de qualidade, conhecendo exposições, técnicas e variedades que podem implementar em suas produções. Confira o relato de Elton Bobsin, que traduz a importância de acontecimentos como o Dia de Campo:

Nas estações da Emater-RS, foram apresentados o manejo nutricional de olerícolas, conservação de solo, saúde e segurança do trabalhador. O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foi destaque, assim como a parceria com a Centrais de Abastecimento do RS (Ceasa), no incentivo às Boas Práticas Agrícolas e Alimento Seguro. No vídeo você confere o relato do diretor técnico da Emater-RS, Lino Moura, que expõe a importância do Dia de Campo no incentivo à produção de alimentos seguros, que apresentam regularidade, qualidade e preços competitivos:

A região de Maquiné, que baseia 90% de sua economia na agricultura, também se beneficia de iniciativas como estas. De acordo com Sadi Quevedo, Sócio Gerente do Agrocomapa, o Dia de Campo recebeu produtores de todo o litoral gaúcho, e tornou possível para os produtores analisar e comprar diversos materiais em um único dia. Confira o relato na íntegra:

As trocas de experiências, informações e tecnologias são fundamentais no fomento ao conhecimento, e no campo não poderia ser diferente. O Dia de Campo é capaz de promover a comunicação entre produtores rurais, técnicos agrícolas, lojas agropecuárias, empresas e pesquisadores. E este ato é fundamental no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer o setor.

 ISLA Sementes no Dia de Campoequipe ISLA
A ISLA Sementes esteve presente integrando as exposições de empresas de sementes, e destacou novas tendências de mercado e variedades diferenciadas. Na ocasião apresentou para os produtores o Brócolis Strong, Repolhos Esmeralda, Blue Canyon e Star Red, Alfaces Mimosas Prado e Brava, Alface Crespa Palmas, Alface Lisa Gamboa e Alfaces Frisée Atalaia e Itauna. Destacou também a necessidade do maior consumo de frutas e hortaliças no Brasil, país de muita diversidade natural e com capacidade de explorar seus recursos com excelência, garantindo hábitos de uma alimentação mais saudável.

 

Gostei(14)Não Gostei(0)

2 comentário em “Soluções Tecnológicas e Sociais são tema de Dia de Campo

  1. FelixAugustoSechin

    OláBoaNoite.
    Gratopelaoportunidade.
    Gostariadesaber:
    SEMENTESISLA,possuirevendasaquinointeriodoES?CidadeCastelo,Suldoestado.
    Queriasabercomoacessoparaverasvariedadesdesementes(umcatálogo)eosprocedimentoscntendoasinstruçõesbásica.
    Grato
    Felix

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. Canal do Horticultor

      Boa tarde Felix, tudo bem? Entramos em contato com a equipe de vendas da ISLA Sementes e infelizmente ainda não existe ponto de venda em Cidade Castelo. As sementes podem ser adquiridas online em www.isla.com.br ou pelo 0800 709 5050. No site você encontrará informações específicas sobre cada cultivar, e é possível baixar o catálogo completo neste link: https://isla.com.br/arquivos-para-download/catalogos 🙂

      Gostei(0)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!