Cooperja promove 2º Campo Agroacelerador de Inverno

Diversificação na entressafra é o tema da segunda edição do Campo Agroacelerador de Inverno, promovido pela Cooperja, em Jacinto Machado/SC, que acontece no dia 10 de agosto de 2023.

Conversamos com Jian Izidro de Borba, responsável pela Coordenação do campo e com Daniela Moro Reichert, suporte no segmento hortaliças, que nos contaram mais sobre o evento. Acompanhe:

Entressafra: oportunidades no cultivo de hortaliças

Com a proposta de explorar diferentes possibilidades de “Hortaliças rentáveis”, a Cooperativa irá demonstrar no campo as cultivares que se adaptam às condições de clima e solo local, e que podem oferecer rentabilidade pelo seu consumo histórico na região, agregando novas variedades, principalmente as hortaliças diferenciadas para introdução na cultura local.

“Tradicionalmente nossa região Litoral Sul de SC é produtora de arroz, milho, maracujá e banana. Nas áreas de maracujá e milho principalmente, temos na entressafra lavouras paradas, muitas delas sem nem ao menos plantas de cobertura. Temos condições ambientais ótimas, uma excelente adaptação das hortaliças, mercado consumidor que compra de regiões distantes, então por que não cultivá-las?” 

Daniela Moro Reichert, Consultora técnica Cooperja.

Hortaliças em destaque no evento

Couves-flores de diferentes colorações, alface, beterraba, novas couves, couves-chinesas, repolhos, salsa e cebolinha, acelgas coloridas e rabanetes especiais são alguns dos materiais do campo nesta edição. 

Rusticidade em campo, boa tolerância às pragas, excelente qualidade em prateleira e super sabor estão entre os principais atributos dos materiais selecionados. 

Beterraba Merlot – material destaque no evento

Em 2022, na primeira edição, mais de 600 visitantes estiveram presentes. Para este ano é esperado aumento no público A organização já confirmou a presença de produtores do litoral sul que voltarão não mais como visitantes, mas sim como produtores de hortaliças.

Cenário atual e perspectiva para próximos ciclos produtivos

A região ainda é considerada tradicional com relação à produção e consumo de hortaliças, contudo, a proximidade de cidades turísticas próximas e pólos com ascensão ao consumo de hortaliças diferenciadas está estimulando a produção. Os excelentes feedbacks de produtores que começaram a cultivar novidades e também relatos de consumidores que pedem por elas em feiras e supermercados indicam que é uma questão de tempo para que este mercado seja ainda maior e mais conhecido.

“Nossa região abraça municípios como Torres e Criciúma, que já tem esse consumo mais desenvolvido. A cultura alimentar é baseada em comer o que conhecemos, e o desconhecido gera receio, que bom que nós podemos ser pioneiros na popularização de hortaliças diferenciadas na região”, conta Daniela.

A ISLA é apoiadora do campo de inverno, trazendo informações técnicas, lançamentos de materiais, opções de cultivos, incentivo do consumo de alimentos saudáveis para melhor qualidade de vida, e troca de experiências entre técnicos e produtores”, reforça Jian Izidro de Borba, Gerente de campo.

Saiba mais sobre o evento no site da Cooperja ou nas suas redes sociais.
Para fazer sua inscrição, acesse www.campoagroacelerador.com.br

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *