Como fazer solução orgânica para o controle de mosca branca

A mosca branca é um pequeno inseto que aparece, especialmente, em épocas chuvosas e de muito calor, se multiplicando rapidamente. Com menos de 2mm, ela pode apresentar danos significativos nas lavouras, comprometendo a produção. Uma alternativa natural a base de pimenta do reino, alho, água e detergente vem se mostrando promissora. Cada vez mais utilizada por horticultores, especialmente os que trabalham com orgânicos, a solução é econômica e pode ser produzida em sua propriedade!

Como identificar a mosca branca na lavoura 

A primeira orientação quando o horticultor percebe a presença da mosca branca (a partir de cinco adultas a lavoura pode estar comprometida) é realizar a colheita em época certa, não mantendo folhas muito velhas (colher toda semana), pois a mosca precisa de pelo menos 21 dias para completar o ciclo. Ou seja, colhendo no ponto certo a população da mosca não vai crescer de forma tão significativa. Outra recomendação essencial é que a planta seja bem irrigada e conte com boa adubação, que garantem o seu vigor e bom desenvolvimento do material.


Identificação: Mosca branca ninfa e mosca branca jovem


Identificação: Mosca Branca adulta

Caso a mosca branca persista na produção, é possível produzir uma solução orgânica, a base de outras plantas, que pode auxiliar no controle. Confira como fazer: 

Materiais:
–  7 colheres de pimenta-do-reino moída
– de 4 a 6 cabeças de alho
– 1l de álcool
– detergente neutro
– água

Modo de preparo:
O alho é uma planta medicinal, que possui uma série de compostos fenólicos que são repelentes e tem efeito inseticida, assim como a pimenta do reino, que apresenta efeito repelente. O primeiro passo é macerar o alho, acrescentando este em um recipiente e em seguida a pimenta do reino e o álcool, misturando tudo.


O resultado será uma solução marrom, devido à cor da pimenta do reino. Após estes ingredientes estarem misturados, o produtor deve armazenar o conteúdo em um recipiente fechado, como uma garrafa pet, onde este deverá permanecer por uma semana.

Antes da pulverização é preciso coar o conteúdo e diluir o inseticida natural. Neste processo, se utiliza meia xícara de chá do extrato para 20 xícaras de água, adicionando ao final duas colherinhas de detergente neutro (para a solução aderir a folha mais facilmente). É importante fazer a aplicação tanto na parte de cima como embaixo das folhas. Ela deev ser feita, se a população de mosca branca for ata, uma ou duas vezes por semana.

Com meio copo do extrato é possível pulverizar mil metros quadrados de plantação de couve, por exemplo. A solução serve também para outras hortaliças, e não deixa cheiro ou sabor na hora do consumo. Outra forma de lidar com a presença da mosca branca na lavoura é confeccionando armadilhas caseiras de coloração amarela. Saiba como aqui!

Fonte: Globo Rural 

Gostei(26)Não Gostei(2)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!