Conheça 10 fatores chave para o sucesso na horticultura

Um estudo realizado pelo Sebrae fez um mapeamento de dez fatores-chave de sucesso de empreendimentos ligados ao cultivo de hortaliças. Relacionados a questões críticas que produzem vantagens competitivas nesse tipo de negócio, os fatores são essenciais para que os horticultores compreendam melhor o mercado e a relação deste com seus empreendimentos!

Conheça dez fatores que influenciam o sucesso dos negócios no setor de hortifrúti:

1. Canais de comercialização
Procure investir sempre em novos mercados e canais de comercialização, além de implementar novos produtos, processos e serviços que os clientes solicitam.2. Logística
A sua propriedade rural está inserida em uma cadeia produtiva, partindo dos insumos, passando pelo produtor e chegando à mesa do consumidor. Por isso, é importante que o transporte dos alimentos seja adequado às demandas do mercado e realizado com eficiência e qualidade.

3. Tecnologias
A crescente demanda e a exigência por produtos de melhor qualidade têm afetado a forma da produção e comercialização das hortaliças. Nesse sentido, nota-se que o uso de tecnologia é o fator principal das mudanças mais significativas na área de produção. Desde as sementes até o manejo, é essencial estar por dentro das últimas novidades e investir em materiais de qualidade, que garantam boa performance em campo!

4. Padronização e embalagem


Processo de embalamento de hortaliças da Rosa de Saron

Identificar seus produtos por padrões preestabelecidos e destacá-los em grupo, classe e tipo traz muitas vantagens: melhora a apresentação da mercadoria, diversifica a oferta aos consumidores, reduz as perdas de comercialização, dá mais credibilidade do produto e, claro, proporciona mais lucro ao produtor.

Saiba como a tendência das hortaliças embaladas traz bons resultados para os horticultores! 

5. Preço e concorrência
É preciso que o produtor rural tenha conhecimento de quem são seus concorrentes, como eles operam, como são feitas as transações, quais são as formas de pagamento que oferecem. Essas observações permitem detectar os pontos fortes e fracos e identificar novas oportunidades de mercado e preços, dando um bom direcionamento de como se destacar e alavancar as vendas!

6. Selos e certificações
As exigências da sociedade em relação à responsabilidade das empresas crescem a cada dia, e os consumidores querem garantias de qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa. Para oferecer essas garantias, foram criados sistemas de verificação que atestam as boas práticas de uma empresa, estimulando a confiança dos clientes e os hábitos saudáveis na alimentação!

Saiba mais sobre resíduo zero, rastreabilidade e certificação no setor hortifrúti! 

7. Diversificação de produtos

O aumento da diversificação é possível pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor e envolve, por exemplo, exploração, conquista e ampliação de novos mercados. Além disto, diversificar na produção proporciona ao consumidor final o conhecimento de novas variedades e sabores, impactando no aumento do consumo de hortaliças e, consequentemente, em uma alimentação mais saudável no Brasil!

Conheça os benefícios da diversidade para a agricultura familiar! 

8. Promoção comercial
A propaganda é a alma do negócio. As promoções devem ser atraentes e confiáveis
e precisam funcionar de maneira simples e sem exigências!

9. Associação e cooperativismo
Uma associação na área do agronegócio nasce de uma necessidade ou de uma oportunidade compartilhada por um grupo de interesse. A ideia básica é resolver problemas comuns dos produtores e/ou potencializar suas ações individuais, proporcionando melhores condições para a compra de insumos, a comercialização dos produtos e a vida da comunidade.

10. Agregar valor

Sicília, o tomate híbrido de alto valor agregado que se destaca pela doçura

A empresa que pretende agregar valor precisa conhecer as necessidades de seus clientes e, mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra. Na horticultura, investir em materiais de alto potencial genético e que se destacam por visual e sabor diferenciados, possibilita a renda por valor agregado, podendo garantir o sucesso dos produtores!

Clique aqui e acesse a ferramenta do Sebrae criada para aprimorar a atuação do seu empreendimento! 

FONTE: Sebrae

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *