Conheça 9 rabanetes para o sucesso de sua lavoura

O rabanete é uma hortaliça da família Brassicaceae, a mesma da couve, da couve-flor e do brócolis, tendo como parte mais consumida as raízes De origem mediterrânea, a cultivar era muito apreciada na antiguidade em regiões como Egito, Síria, Grécia e Roma. Atualmente, é bastante difundida na culinária asiática. No Brasil o seu consumo ainda é tímido, e por isso pode ser mais bem explorado por horticultores, abrindo um novo nicho de mercado! Ele ica ótimo cru, cortado em rodelas ou formando uma salada crocante e refrescante. Seu sabor levemente picante é bem característico e seu visual, super atrativo! Além disso, existem inúmeras variedades de rabanetes, em tamanhos, cores e formatos únicos.

Entre seus benefícios para os consumidores está o fato de o rabanete apresentar um bom teor de vitamina C, ser expectorante natural e estimular a digestão. Ele também possui baixo valor calórico, e, por isso, é recomendado para dietas de emagrecimento. E geral, é consumido in natura, em saladas ou em conservas, sem precisar descascá-lo. Uma das dicas para produtores que vão trabalhar com o material é disponibilizar ao consumidor, na hora da comercialização, dicas sobre  como consumir a cultivar, indicando formas de cozimento e preparo, informando sobre as características benéficas à saúde e incentivando o consumo.


Produtores rurais podem intensificar a venda de rabanetes compartilhando com os consumidores informações sobre receitas ou como preparar refeições com o material

Dicas para o sucesso no cultivo de rabanetes:

O rabanete é uma planta anual, de ciclo curto, que varia de 25 a 37 dias desde a semeadura até a colheita. A presenta uma raiz tuberosa (raízes espessas que acumulam substâncias de reserva de planta, da mesma forma que a cenoura e o nabo). A cor da casca  pode ser vermelha ou branca e a polpa é sempre branca. A maior parte dos rabanetes plantados e comercializados é o tipo arredondado, mas também podem ser ovais ou alongados.

Temperatura: O plantio do rabanete é realizado através de sementes e diretamente em canteiros definitivos, pois o material não aceita transplante. Ele pode ser cultivado o ano todo, mas prefere clima ameno ou frio, com temperaturas que variem de 7 a 32ºC.

Solo: Prefere solos bem drenados e com boa fertilidade, mas que não tenham excesso de nitrogênio. O excesso desse componente  ou mesmo o esterco no solo provocam um crescimento exagerado nas plantas, o que faz com que as raízes fiquem disformes ou com textura de isopor. O espaçamento recomendado para os rabanetes é de 30cm entre linhas e de 5cm entre plantas.

Irrigação: É exigente em água, desde que bem distribuída durante todo o ciclo da planta. O fornecimento irregular de água às plantas, assim como o excesso de água, podem causar rachaduras no rabanete. A recomendação é irrigar todos os dias, com a mesma quantidade de água. Como o rabanete cresce muito rápido, qualquer distúrbio pode acarretar em seu rachamento. O excesso de irrigação, por exemplo, vai favorecer a planta a absorver mais água, o que acaba fazendo com o que o material rache. A deficiência de boro no solo também pode causar rachaduras. Neste caso, é possível fazer pulverizações preventivas com ácido bórico.  O recomendado é usar 20g de ácido bórico para 20l de água, solução capaz de pulverizar 1000m² de plantação e que deve ser feita ao menos uma vez por semana.

Ponto de colheita: Também interferem na qualidade dos materiais. Se for realizada a colheita após quatro semanas, isto aumenta a possibilidade do rabanete rachar.

Conheça 9 cultivares de rabanetes que vão garantir o sucesso de sua lavoura:

Rabanete Apolo (vermelho)

Rabanete Saxa (vermelho)

Rabanete Sparkler (vermelho com ponta branca)

Rabanete Cometa (vermelho)

Rabanete Gigante Siculo (vermelho)

Rabanete Híbrido Margaret Queen (vermelho)

Rabanete Branco Comprido

Rabanete Vermelho Comprido 

Rabanete Meio Comprido Amager (vermelho com ponta branca)

As sementes podem ser adquiridas online em www.isla.com.br pelo 0800 709 5050 ou pelo WhatsApp 51 98412 8415! 

Gostei(6)Não Gostei(0)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!