Conheça a técnica de mulching e saiba como proteger a sua lavoura

A utilização do mulching agrícola de solo é uma técnica que envolve a cobertura deste para proteger o cultivo e promover melhores resultados nas lavouras, reduzindo também a incidência de pragas e os custos da produção. Entre as suas finalidades, é indicada para horticultores que querem prevenir ervas daninhas, controlar a umidade e a temperatura do solo, evitar danos ocasionados por agentes climáticos e evitar o contato direto dos frutos com o solo.


Utilização de mulching em cultura de tomates (Variedade:Tomate Híbrido Lucca)

Geralmente o material utilizado no processo é um plástico (filme) que pode ter diferentes colorações. Estas impactam no solo e no cultivo de formas distintas, podendo reduzir a perda de água, controlar o micro clima e diminuir infestações de insetos indesejados. Já os mulchings orgânicos são feitos com resíduos reaproveitáveis, como palhas, que apesar de aumentarem o teor de matéria orgânica e melhorarem significativamente a estrutura do solo, são decompostas e perdem o seu efeito de proteção ao fim de 1 ou 2 anos de uso.

Ao implementar, o ideal é que os produtores sempre levem em consideração a cultura que estão cultivando e as condições climáticas de sua região, fatores que podem lhes ajudar na escolha de um material na coloração ideal para o bom desenvolvimento de seu cultivo.  O filme, que fica na superfície do solo, cria uma barreira física para a transferência de calor e de vapor de água entre o solo e a atmosfera.


Utilização de mulching branco e preto para produção de folhosas na Estação Experimental da ISLA, em Itapuã-RS

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Solpack, Otávio Della Rosa, o mulching pode ser instalado de forma manual, quando o terreno é pequeno, ou com a utilização de máquinas, em caso de grandes extensões. Neste segundo caso, existem máquinas que realizam a aplicação do mulching e do gotejo simultaneamente. Produtores que tem interesse em comprar o material podem adquirir este já com os furos ou apenas como plástico, tendo que realizar os furos de acordo com o tamanho das cultivares.

Confira uma demonstração do uso do mulching branco:

Conheça 3 tipos importantes de mulching para o sucesso da lavoura:

1) Mulching Preto e Branco
Além de evitar plantas daninhas este tipo de mulching também tem a função de controlar a umidade, auxiliando a planta a retê-la e a se desenvolver melhor. O uso com a parte branca para cima diminui a temperatura, o que é uma das maiores vantagens do material, pois o seu baixo aquecimento quando exposto ao sol evita a queimação das folhas e possível cozimento dos frutos. “Virado para cima ele vai refletir um pouco do calor e vai manter a temperatura do tempero mais baixa, o que é ótimo para culturas do verão”, assinala Otávio.


Produtores podem adquirir o filme com furos para implementar a técnica de mulching  ou sem, confeccionando estes de acordo com o tamanho das cultivares semeadas

Ele também menciona que outro aspecto positivo para este mulching (com o lado branco virado para cima) é estar refletindo a luz e direcionamento maior intensidade dela para as folhas das plantas, o que auxilia em repelir insetos e no processo de fotossíntese, aumentando o seu metabolismo e fazendo com que os frutos cresçam mais. A reflexão da luz devido à coloração branca também auxilia no desenvolvimento uniforme e ajuda a evitar o desenvolvimento de fungos nas folhas.

Uso da parte branca para cima diminui a temperatura do solo, sendo uma excelente opção para o cultivo de culturas de verão 

2)  Mulching Preto

Utilização de técnica de mulching com filme preto em cultura de pepinos

A durabilidade o mulching preto geralmente está acima da média, e por ser um filme muito elástico se adapta bem em diversos tipos de cultivo. O custo é mais baixo e a aplicação simples, assim como no caso de outros mulchings. Muito utilizado para culturas como alface e berinjela, é excelente para regiões de inverno, pois retém a temperatura.

3) Mulching Preto e Prata
A cor prata reflete a luz e isso provoca menor temperatura para o solo, como no caso da utilização do mulching branco. O custo é consideravelmente baixo e impede a queima das folhas, flores e frutos, mantendo a temperatura controlada e permitindo que as plantas cresçam em tamanho uniforme.

Usualmente se encontram estes  três materiais, nas colorações descritas, para implementar a técnica!

 

 

Gostei(20)Não Gostei(1)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!