Dicas de manejo da melancia

Nesta época do ano é possível cultivar melancias em todas as regiões brasileiras! Os horticultores que trabalham com a cultura já estão semeando as mais diferentes variedades, garantindo aos consumidores essa fruta refrescante ao longo do verão. Entretanto, alguns cuidados são fundamentais para a garantia de uma lavoura saudável e frutos de qualidade!

Confira algumas dicas fundamentais para implementar em sua lavoura de melancias: 

1- Temperatura
A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é a que apresenta temperaturas variando de 18 °C a 25 °C.  Deve-se evitar o cultivo em épocas de chuvas intensas.

2- Solo e pH
 A melancia se desenvolve bem em solos de acidez média, com pH de 5,5 a 7 e saturação por bases de 70%. Essa cultura prefere solos de textura média, arenosos, profundos, bem drenados e com boa disponibilidade de nutrientes. Ao cultivar, evite terrenos pesados e sujeitos a encharcamentos. No local definitivo, espalhe em cada cova três sementes a 2cm ou 3cm de profundidade. Ao apresentarem de três a quatro folhas, deixe a mais vigorosa, desbastando as plantas.

3- Sistema de plantio
Geralmente é utilizado o plantio em semeadura direta, gastando-se, em média:
0,8 kg a 1 kg de sementes por hectare, semeando-se de 2 cm a 3 cm de profundidade e colocando-se de três a quatro sementes/cova (para as cultivares de frutos compridos e cilíndricos, 10 a 15 sementes/grama, e para as cultivares de frutos globulares, 20 a 24 sementes/grama).

3- Mudas
Outra forma de cultivo da melancia é o transplantio de mudas produzidas em recipientes próprios, como bandejas de isopor, sacos plásticos ou copinhos de jornal. É necessário ter cuidado para não passar do momento exato do transplantio, que não deve exceder o período da emissão da primeira folha definitiva ao início da segunda.

Como vantagens do sistema de produção de mudas destacam-se a diminuição do gasto com sementes, maior facilidade e economia nas irrigações, bem como no controle de pragas e doenças durante a fase inicial da cultura, e maior garantia na obtenção do número ideal de plantas por hectare.

Outra dica é molhar o solo ou o substrato antes do transplante das mudas, as quais devem ser transplantadas nas horas mais frescas do dia.

3-  Espaçamento
No Brasil, os espaçamentos mais utilizados nos plantios de melancia irrigados por aspersão são de 2mx2m para as cultivares de frutos cilíndricos e de 2mx1,5m para as cultivares com frutos globulares e utilizando-se duas plantas/cova. Nos plantios irrigados por sulco ou por gotejamento, recomenda-se um espaçamento que pode variar de 2,5m a 3m x 0,5m a 1m, deixando-se apenas uma planta por cova.


Melancia Híbrida Conquista em plena produção. Muito saboroso, o material alcança até 14kg!

Plantios durante a estação chuvosa (verão) requerem espaçamentos maiores, considerando-se que as plantas apresentam maior desenvolvimento vegetativo e encurtamento do ciclo. Durante a estação seca, à medida que a temperatura torna-se mais amena, os espaçamentos podem ser mais próximos, considerando-se que o ciclo da cultura aumenta de 15 a 30 dias nessa época.


Com excelente coloração interna da polpa e ideal para o mercado de frescos, a Melancia Híbrida Combat se destaca pelo alto desempenho e qualidade

Ressaltamos que para as novas variedades, que estão surgindo hoje no mercado, não há a necessidade da poda de ramas. O desbaste de frutos pode ser realizado eliminando o primeiro fruto que está próximo a base do pé e deixando os outros, o que pode garantir maior produtividade!

4 – Poda das melancias
Para grande parte das variedades de melancia que estão surgindo hoje no mercado não há a necessidade da poda de ramas. Pesquisas demonstram que a poda não influencia positivamente na lavoura, apontando como principais desvantagens a elevação de custos de produção e o fato de facilitar a disseminação de viroses.

É sempre importante prestar atenção a um bom manejo, que garante plantas vigorosas. O desbaste de frutos pode ser realizado eliminando o primeiro fruto que está próximo a base do pé e deixando os outros, o que pode garantir maior produtividade!

5 – Como evitar rachaduras nos frutos!
A rachadura nos frutos desvaloriza os materiais na hora da venda, podendo prejudicar consideravelmente o produtor. Ela está relacionada ao excesso de umidade (principalmente na fase de maturação) e a temperaturas do ar elevado  (acima de 35ºC), especialmente quando ocorrem variações bruscas de umidade do solo em curto espaço de tempo.

6 – Como evitar a queimadura da casca

Na foto você confere os frutos da melancia protegidos com papel, técnica que evita a queima da casca!

A deficiência de cobertura foliar pode acarretar nas queimaduras de sol na casca das melancias, outro fator que pode significar o prejuízo na hora da comercialização. Uma solução para este problema é a utilização de papel, que deve ser colado por cima do fruto. Quando faltam alguns dias para a colheita, perto da melancia amadurecer, deve se realizar a proteção com o papel colado. Esta operação é feita fruto por fruto. Também é possível fazer uma cobertura com palhada!

Quer conhecer melancias de alto potencial e conferir as suas características marcantes? Clique aqui! 

E para conhecer o desempenho das variedades Combat e Conquista, que são sucesso em época de estiagem, confira este conteúdo!

FONTE: Embrapa Hortaliças 

Gostei(18)Não Gostei(3)

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!