5 FORMAS DE IDENTIFICAR O PONTO DE COLHEITA DE MELANCIA

A safra de melancias está em plena fase de colheita dos frutos, e identificar o ponto ideal é uma importante etapa do cultivo. A Engenheira Agrônoma Amanda Inoue, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da ISLA Sementes nos contou 5 formas que auxiliam o produtor nesta tomada de decisão.

1. Ciclo da cultivar

O primeiro fator a considerar para acompanhar a chegada da época da colheita, é o número de dias que a cultivar apresenta. A melancia Combat apresenta o ciclo em torno de 100 dias e após atingir este período, já estará apta à colheita. 

  • Lembrete: semear nas épocas recomendadas para a sua região é fundamental para que cada cultivar encontre as condições necessárias para desenvolver flores e frutos saudáveis.

2. Casca perto do solo deixa de ter a coloração esbranquiçada

A parte de baixo do fruto, ou seja, a parte que está em contato com o solo deixa de ser esbranquiçada e passa a ficar amarelada, como o fruto da direita, na imagem abaixo:

Fruto com a parte branca ainda está verde, ou seja, imaturo

3. Gavinha mais próxima do pedúnculo começa a secar

Podemos avaliar também a gavinha mais próxima do pedúnculo. Quando ela começa a secar é mais um indício de que o fruto está apto a ser colhido, já maduro.

Gavinha mais próxima do pedúnculo do fruto fica seca – ponto de colheita

4. Som “ocado” ao dar batidinhas no fruto

Esta é uma das práticas mais comuns pelos consumidores, na hora de escolher o fruto inteiro, pois os frutos verdes e maduros apresentam sons diferentes mediante estas “leves batidas” na casca. Os frutos verdes fazem um som mais grave, enquanto os frutos maduros, têm um som mais “ocado”, como se o fruto estivesse vazio. 

Amanda nos mostra a técnica do som, com 2 toques suaves no fruto

5. Aferição do teor de açúcares solúveis – Grau Brix

Os frutos maduros possuem maior teor de açúcares que os frutos verdes e esta concentração de açúcares tende a aumentar à medida que a planta acumula fotoassimilados nas folhas e se desenvolve. 

Quando há chuvas intensas, este conteúdo acaba se diluindo nos frutos, apresentando menores índices. Por isso, é recomendado cessar a irrigação nos 3 dias que antecedem a colheita, causando leve estresse hídrico nas plantas e maior concentração de açúcares.

Através de um aparelho chamado refratômetro é possível mensurar o grau de açúcares nos frutos, sendo um importante fator de decisão para colheita dos frutos de melancia em grandes áreas. O produtor deve realizar a colheita de alguns frutos ao longo da área, como uma amostragem. 

Ao abrir os frutos, coletar o líquido da polpa central, com uma pipeta

Após colocar o líquido no refratômetro, é possível fazer a leitura como mostra na imagem abaixo:

Brix com valores acima de 10% já apresentam teor de açúcares normalmente satisfatório para colheita de melancia
Refratômetro – aparelho utilizado para verificar o teor de açúcares dos frutos

Escolha as sementes de melancia para sua próxima plantação e boas colheitas!

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *