Manejo integrado na produção de tomates

O tomateiro, originário dos Andes, é uma planta altamente versátil que pode se adaptar a uma variedade de condições ambientais, seja em áreas de alta altitude até climas temperados. No clima brasileiro, requer abordagens agronômicas e genéticas específicas. Minas Gerais e São Paulo são os Estados que lideram a produção nacional de tomate.

Nesta matéria vamos falar sobre os principais desafios no Manejo Integrado de Pragas e Doenças em Tomateiros, trazendo dicas técnicas e sugestões de variedades.

O que é MIPD?

Manejo Integrado de Pragas e Doenças é definido como um conjunto de técnicas empregadas no sistema de controle de pragas. Também pode ser visto como uma forma objetiva preservar ou incrementar os fatores de mortalidade natural das pragas, por meio do uso integrado de métodos de controle compatíveis e complementares entre si e que tenham sido selecionados com base em parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos. 

Relação ambiente-praga-planta

Também chamado de triângulo etiológico, a relação ambiente-praga-planta ou ambiente-patógeno-hospedeiro deve ser compreendida para melhor aplicação de tecnologias relacionadas. 

Ambiente

O ambiente de cultivo pode ser manipulado de forma a se tornar desfavorável às pragas, o que pode ser alcançado mediante adoção de práticas que reduzam as chances de localização e colonização da planta hospedeira, que promovam a dispersão dos indivíduos e que afetem a reprodução e a sobrevivência dos insetos e ácaros-praga na área cultivada. Principais medidas de controle:

  • uso de quebra-ventos;
  • cultivo em telado anti-afídeo;
  • manejo da irrigação evitando molhamento foliar;
  • favorável à manutenção da biodiversidade de predadores naturais.

Praga

O cultivo de tomateiros pode ser afetado por várias pragas que prejudicam a produção. Alguns dos principais insetos e pragas que afetam os tomateiros incluem Moscas Brancas, Larvas de Helicoverpa e outras lagartas, Ácaro-rajado, Pulgões, Tripes (Thysanoptera), Nematoides, Besouros, Percevejos, Lesmas e Caracóis. 

O manejo prevê a manutenção das populações abaixo do nível de dano e também:

  • estratégias ligadas à rotação de culturas
  • uso de variedades resistentes a pragas específicas
  • medidas de controle biológico. Leia mais nesta matéria.

Planta

Uma planta bem nutrida com macro e micronutrientes está menos suscetível ao ataque de pragas e doenças. Distúrbios fisiológico, plantio fora de época, entre outras falhas no manejo podem contribuir para que ocorram infestações e danos.

Tomates de diferentes segmentos, com altas resistências:

Tomate Híbrido Enzo 

Variedade do tipo italiano com frutos alongados e pesados de excelente sabor

A planta possui uma boa cobertura foliar e se destaca pela resistência a Mosaico do Tomate (ToMV), TYLCV, TMV, V, N e F3.

Frutos maduros – Tomate Híbrido Enzo

Tomate Híbrido Lucca

Material do tipo saladete, destacando-se pelas mesmas resistências presentes no Enzo, e também a resistência adicional a TSWV.

Possui alta capacidade produtiva, recomendado para cultivo no país todo, pela ótima adaptação nas principais zonas produtoras do país.

Frutos de Lucca pela Fazendo Lá Fora – Horizontina/RS

Tomate Híbrido Luigi

Variedade do tipo Salada. Alto pegamento de frutos e entrenódios curtos, 

Potencial de colheita maduro na planta e maior flexibilidade de tempo de colheita. Ideal para o mercado de produção a campo aberto, pela boa tolerância a condições de chuva, sendo resistente à mancha e rachadura.

Frutos do Luigi em diferentes estágios de maturação.

Tomate Kaiçara

Desenvolvido pela Epagri e multiplicado pela ISLA, a variedade tem características de desempenho e rusticidade muito interessantes no cultivo orgânico. Produtividade média de encher os olhos: 67ton/ha.

Frutos do Tomate Kaiçara cultivados em sistema orgânico.

Fique por dentro das nossas Redes Sociais e acompanhe as próximas interações e dicas técnicas.

Material complementar:

Principais dúvidas no cultivo de tomates

Manejo integrado de pragas do tomateiro para processamento industrial

Manejo Integrado de Pragas do Tomate para Mesa

Um comentário em “Manejo integrado na produção de tomates

  1. Hora de Receitas Reposta

    Essa técnica de manejo do tomate é muito importante demais, eu mesmo já faço há algum tempo dentro da minha plantação na minha fazenda aqui em Serra Talhada Pernambuco e esses artigos vem fazendo com que eu aprenda mais e mais e aumente ainda mais a produção com todos os cuidados que precisa tanto na parte da produção como também na hora de cuidar da plantação tembém….

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *