A proteção ao meio ambiente deve ser premissa em qualquer atividade econômica, mas em especial na agricultura, que trabalha constantemente com o manejo dos recursos naturais. Não estar atento às boas práticas de agricultura compromete o sucesso do produtor rural, seja por não atender às expectativas do consumidor, seja pelos danos causados à natureza, como a contaminação do lençol freático e a degradação do solo, que podem inviabilizar a atividade agrícola.
Um ótimo exemplo de empreendimento modelo no quesito ambiental é a Quinta da Estância, em Viamão – RS. Com uma média de 95 mil visitantes ao ano, a Quinta da Estância é a 1ª fazenda de turismo rural neutra de emissões de carbono no Brasil. A propriedade, que antigamente era uma pastagem, agora tem mais de 50 mil árvores plantadas e uma fauna diversificada, além de praticar recuperação da água utilizada por meio de um tratamento biológico com raízes de junco, evitando a contaminação do subsolo e dos lençóis freáticos.
“A água recuperada também é usada na nossa horta, que produz os alimentos utilizados na fazenda, além de servir para jardinagem”, explica Lucídio Goelzer, fundador do local junto com a esposa Sônia.
A Quinta da Estância também foi o 1º empreendimento de turismo do país aceito signatário do Pacto Global das Nações Unidas, onde tem relatórios de sustentabilidade publicados.
Segundo Lucídio, outro ponto fundamental é a adequação ao Novo Código Florestal Brasileiro, “saber a necessidade de reserva legal da sua propriedade e seguir as orientações da legislação será uma das premissas para o sucesso no agronegócio“, afirma.
Saiba mais: http://www.quintadaestancia.com.br/
Todos os anos a ISLA Sementes lança tradicional calendário risque-rabisque que vai muito além dos dias e meses do ano, apresentando dicas e novidades do setor para produtores e consumidores. Em 2017, o curador do conteúdo foi o Canal do Horticultor, que apresenta mês a mês uma tendência da horticultura e um case que se destacou no mercado ao implementar esta tendência. A Quinta da Estância é o case do mês de dezembro e encerra as matérias do calendário 2017!