Uma boa alternativa para quem planeja iniciar, ou ampliar, a atividade de horticultura é o plantio da abobrinha Tróia. E a condução desta cultivar por meio da técnica de tutoramento pode favorecer a sua lavoura!
Adaptada a uma larga faixa de temperatura, mas sobretudo aos graus mais elevados, a abobrinha ainda tem a seu favor a aceitação do brasileiro. Refogada, assada, frita ou empanada, entre tantas outras receitas culinárias, ela é preparada em todo o país.
Além de apreciada pelo sabor e textura leve, a abobrinha Tróia ainda conta com propriedades benéficas à saúde. Seu consumo é indicado por apresentar fácil digestão, capacidade de aliviar enjoos de gravidez e também de regular o trânsito no intestino. Cerca de 94% da hortaliça é pura água.
A Abobrinha Tróia da ISLA Sementes é um híbrido potencial, que quando bem manejado pode proporcionar alta produtividade. Uma técnica que vem proporcionando o prolongamento do ciclo e boa qualidade de frutos é o sistema de condução tutorada, feito por meio de fita de polietileno.
Condução em Abobrinha Tróia, Santa Maria de Jetibá -ES
Os produtores da região de Santa Maria de Jetibá, no Estado do Espirito Santo, vem adotando este sistema, e se mostram satisfeitos com os resultados.
Abobrinha Tróia do produtor Renato Ponat, em Rio Possmoser,
Santa Maria de Jetibá – ES
A técnica de tutoramento permite à cultura uma melhor aeração da planta, que como consequência proporciona o menor ataque de doenças quando comparado ao sistema tradicional. Isto ocorre principalmente em épocas de temperaturas elevadas e alta umidade do ar, facilitando os tratos culturais e a colheita.
O tutoramento é realizado com fita sustentada por estacas na linha, a cada duas plantas, da seguinte forma:
- Primeira linha de condução: Passar as fitas paralelas a linha de cultivo a 0,25 a 0,30 m do solo.
- Segunda linha de condução: Passar a fita paralela a linha de cultivo a 0,50 m do solo.
As demais linhas de condução são realizadas conforme o crescimento da planta, sempre com o cuidado necessário para não quebrar as plantas e os frutos.
Fita de condução: Fitas paralelas a 0,30m do solo
Estacas: Estaca a cada 2 plantas
Visão geral da lavoura conduzida
Lucia Bordonal
Eu não entendi como se faz , com irrigação por condutores ou por pulverização?
Canal do Horticultor
Olá Lucia, tudo bem? O sistema de irrigação não muda. O produtor pode realizar o que for mais conveniente para a sua lavoura, porém, para prolongar o ciclo e evitar doenças o ideal é realizar a irrigação por gotejo, evitando a irrigação por aspersão.
Vania
Olá, Lucia. Pode usar fitas gotejadoras, por exemplo.
jose carlos
maravilhoso isso
Jorge Rodrigues
Qual altura das estacas?
Canal do Horticultor
Boa tarde Jorge, tudo bem? A altura ideal para as estacas é de cerca de 1,20m.
Daniela Mezadri
Boa tarde. Uma única fita em cada linha é o suficiente?
canaldohorticultor
Sim, Daniela 🙂
José Carlos chaves
Estou fazendo experiência, depois posto a lavoura
Rosemeire
Tenho um lote de 400 metros na região de iguape, clima úmido e quente, qual tipo de abobrinha de tronco e mais recomendável para aquela região? Que mês plantar? Quantos meses de colheita? Agradeço 🙏
Vania
Olá, Rosemeire. Você pode fazer um mix com diferentes variedades e testar a aceitação nos mercados que você atua. As mini Abóboras estão em alta e podem ser um excelente investimento.
Lorran junior de araujo
Olá , tudo bom ?
Qual o espaçamento indicado ?