USO DE SOMBRITE: PERGUNTAS FREQUENTES

O cultivo de hortaliças em áreas abertas ou em estufas pode se beneficiar com o uso de sombrite, também conhecido como tela de sombreamento.  

Os sombrites são geralmente confeccionados com fios de polietileno de alta densidade, com diferentes intensidades de sombreamento, conforme o cultivo em questão. As telas disponíveis no mercado variam de 20% a 80% de sombreamento, sendo que quanto maior o número, mais sombra elas fazem, pela menor passagem de luz pelas telas. Em usos agrícolas, as mais usadas são ao redor de 50%, mas cada região e cultura apresenta uma demanda específica de tela.

Em uma interação nas nossas redes sociais recebemos uma série de perguntas sobre o uso destas telas de sombreamento. Convidamos a Tatiana da Silva Duarte, Professora de Olericultura na Faculdade de Agronomia da UFRGS para sanar nossas dúvidas.

Quais os principais benefícios do uso de sombrite?

O uso de sombrites é um investimento que aumenta a garantia de uma colheita produtiva e de qualidade. Seu principal benefício é a redução nas perdas de hortaliças por excesso de sol e calor, observadas em forma de “golpes de sol” e queimaduras nas plantas.
Com estas telas é possível amenizar a entrada de luz solar na horta e, ao mesmo tempo, permitir a passagem de ar e umidade. Sua utilização em regiões de climas extremos é muito importante para a horticultura, assim como para a produção de flores, mudas de árvores, entre outros. Além disso, as telas de sombreamento auxiliam no controle microclimático e contribuem indiretamente para menor incidência de insetos e doenças nos cultivos.

Quero fazer uma pequena estufa com sombrite, como proceder?

As estufas podem ser feitas com estruturas de madeira ou aço galvanizado, cobertas com uma camada de plástico filme de polietileno de baixa densidade, de 150 micras. Este plástico é vendido em lojas especializadas ou mesmo por empresas do ramo. Abaixo do plástico, são instaladas as telas de sombreamento, como cortinas na parte superior das estufas.
Geralmente estas telas são presas em fios de aço e podem ser abertas ou fechadas, conforme a época do ano e a incidência solar.

Sombrite em estufa de pimentão – Estação Experimental – ISLA SEMENTES – Itapuã – RS

Quais as indicações para regiões que chegam a 38ºC?

Para regiões de calor intenso, as telas chamadas popularmente como Aluminet e Freschnet são as mais utilizadas, pois ajudam a regular a temperatura na área. Também é importante ressaltar que nestes locais de climas extremos e altas temperaturas, alguns produtores usam apenas apenas o sombrite, sem a cobertura plástica da estufa.

Sombrite instalado em área de altas temperaturas, sem cobertura plástica.

Como saber qual tipo utilizar?

As telas de sombreamento e as telas termorefletoras são usadas com a finalidade de reduzir a temperatura do ar, nos períodos de verão principalmente. Sendo o sombrite o mais barato, mas tecnicamente a termorefletora é a mais adequada, pois reduz a temperatura sem afetar a intensidade de luz.

O tipo ideal de tela de sombreamento varia conforme a cultura e o local de cultivo, sendo que testar os diferentes tipos de telas pode aumentar a segurança do investimento. Para isso, vale registrar desempenho das plantas, tempo até colheita, atributos de avaliação visual, entre outras características de produção.

Destaque do cultivo de folhosas com cobertura de sombrite (Foto: Acqua Hidroponia)

Qual a altura ideal para instalação destas telas?

A distância entre o chão e o sombrite deve ser o mínimo que permita a circulação de pessoas entre os canteiros de cultivo. Quanto mais distante do cultivo, ou seja, mais alta, maior é o custo da instalação, mas por outro lado, há maior circulação de ar na estufa. Geralmente são instalados bem próximos do plástico das estufas, como mostra na imagem a seguir.

Durante o inverno, onde os dias ficam nublados, posso utilizar?

Nos dias nublados ou em longos períodos sem sol, os sombrites podem ser abertos, quando a instalação permite este movimento. Geralmente são escolhidos sombrites de menor sombreamento para estas regiões de cultivo, como as telas de 20% ou 25% de intensidade de sombreamento.

A cor do sombrite influencia algo nas plantas?

Segundo Tatiana, ainda são poucos os estudos científicos embasando os efeitos das cores destas telas para a região sul do Brasil. Apesar disto, os produtores de alface e folhosas costumam usam telas vermelhas, visando aumentar o tamanho das folhas das hortaliças, evitando também o pendoamento das espécies, quando há o florescimento das plantas e perde-se o ponto de colheita das mesmas.

Os testes a campo são importantes para confirmar os benefícios de cada coloração, espécies cultivadas e região de cultivo. As telas mais usadas são as pretas e vermelhas. Há 15 anos a Acqua Hidroponia utiliza telas vermelhas em suas estufas de baby alface para otimizar a produção das folhosas. As telas reduzem a passagem de raios UV e transmitem uma luz difusa, melhorando a capacidade fotossintética das plantas.

Lidiane Silva, produtora de hortaliças, temperos e microverdes em Viamão – RS
Produção de microverdes na Acqua Hidroponia – Viamão – RS
Produção de microverdes na Acqua Hidroponia – Viamão – RS
Microverdes de repolho roxo, mostarda e agrião. Produção da Acqua Hidroponia – Viamão – RS

Conte com o apoio de profissionais técnicos da sua região para escolher o tipo de sombrite mais indicado para o cultivo da sua lavoura!

Mostre sua produção usando a hashtag #canaldohorticultor nas suas redes sociais!

4 comentário em “USO DE SOMBRITE: PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Toninho Borges Reposta

    Estou fazendo uma estufa pequena 5×6 pretendo fazer aquaponia. Comprei o plástico cristal. Estou passei uma tela em volta . Durante o trabalho percebi que a ferragem esquenta muito. Corro o risco de queimar a plantação?

    1. Vania Reposta

      Olá, Toninho. É possível que queime algumas folhas a longo prazo sim. Por isso tem que evitar de deixar os ferros pelo lado de fora, além de tentar não deixar os ferros expostos ao contato com o plástico.

  2. Maba estrela flor de lis Reposta

    QUERO CRIAR TILAPIAS EM 2 CAIXAS DAGUA DE FIBRA DE 1000 LITROS CADA SENDO UMA PARA ALEVINOS E OUTRA PARA ENGORDA DAS TILÁPIAS. QUERO COBRIR COM SOMBRITE POIS NÃO TENHO NENHUMA ARVORE NO QUINTAL QUAL A GRAMATURA QUE DEVE USAR PARA AMENISAR O CALOR? 100 POR CENTO? OU 60 PORCENTO? GRATIDÃO.

    1. Vania Reposta

      Olá, Maba. Agradecemos pelo seu comentário! Para criação de peixes você pode consultar algum técnico agropecuário, agrônomo, zootecnista ou veterinário da sua cidade, pois estas orientações são bem específicas, caso-a-caso.

Tem algo para acrescentar sobre esse post? Compartilhe com a gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *